13/08/2025 às 17:32:45 | Por: dc33 Comunicação
(Freepik)
Paula Passos complementa que divisores ajustáveis para gavetas também colaboram para categorizar pequenos objetos, desde joias e bijuterias até eletrônicos e acessórios de cabelo. Já as bandejas têm múltiplas funções: podem estar sobre a bancada do banheiro organizando perfumes, no hall de entrada reunindo chaves e carteiras, ou sobre a mesa de centro agrupando controles remotos e velas aromáticas.
A organização deve considerar o uso específico de cada ambiente. Nos banheiros pequenos, cestos ajudam a manter a ordem entre produtos de higiene, maquiagem e medicamentos, já um cesto para roupas sujas também evita o acúmulo de peças pelo chão.
E quanto a iluminação?
Ao pensar a iluminação desde o projeto, as arquitetas recomenda a temperatura de cor branco quente, entre 2700 a 3000K, mais indicada para promover a sensação de bem-estar | Projeto Dantas & Passos Arquitetura | Foto: MCA Studio
Um aspecto que costuma passar despercebido é a iluminação dos armários, mas para isso as luzes embutidas ou portáteis ajudam a visualizar melhor os objetos guardados, facilitam a busca e tornam o uso dos armários muito mais confortável, além de estarem em alta no mercado.
“Você não pode organizar o que não vê. Uma boa iluminação interna mesmo que com soluções simples, como fitas de LED ou luminárias com sensor torna o espaço mais funcional e agradável”, diz Paula.
Organização como hábito
Mais do que uma ação pontual, organizar a casa precisa se tornar um costume constante. Para quem quer começar agora e manter a organização sem sofrimento, Paula e Danielle sugerem algumas estratégias simples e sustentáveis:
Mantenha uma caixa de doações permanente: ao perceber que algo está sem uso, coloque ali. Quando encher, é hora de doar. Assim, o desapego vira rotina;
Revise gavetas e armários a cada troca de estação: esse é o melhor momento para reorganizar roupas, identificar excessos e ajustar os espaços às novas necessidades;
Celebre a ordem: mais do que um ambiente arrumado, a organização gera sensação de controle e leveza que devem ser reconhecidos já que ajudam a manter esse hábito prazeroso.
Estabelecer um sistema de organização funcional, bonito e coerente com a vida real dos moradores é uma forma de melhorar o dia a dia, ganhar tempo e reduzir o estresse. “A casa deve ser um lugar que acolhe, não que estressa. E quando tudo tem seu lugar e seu propósito, o dia flui melhor, a vida fica mais leve”, finaliza a dupla de arquitetas.
Sobre a Dantas & Passos Arquitetura
A Dantas & Passos Arquitetura desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores para os segmentos residencial e comercial. Atuando no mercado desde 1996, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos valorizam os projetos que os clientes possam realmente aproveitá-los. Cores neutras e atemporais fazem parte da essência da dupla, que tem um vasto portfólio nas cidades de São Paulo, interior e Miami. “Buscamos sempre pensar em soluções exclusivas e feitas sob medida para cada cliente, sempre respeitando os sonhos de cada um. Participamos pessoalmente de todas as etapas do projeto, desde a criação até os objetos de decoração.”