Geral

Nem só de panetone e peru vivem as festas de fim de ano

Indústria de panificação aposta em pães recheados salgados para temporada de festas e confraternizações

18/12/2025 às 10:50:43 | Por: OPA Comunicação

Nem só de panetone e peru vivem as festas de fim de ano

Indústria de panificação aposta em pães recheados salgados para a temporada de festas e confraternizações (Divulgação)

A Zinho, maior fabricante brasileira de pães recheados, com sede em Ribeirão Preto (SP), aposta no formato bolinha para a temporada de confraternizações e festas de fim de ano.
Versatilidade e variedade de sabores são os principais atributos do produto desenvolvido pela Zinho, que também detém há mais de duas décadas o título de inventora do pão de alho industrial.
Pensando em dar opções para o consumidor no jeito de fazer churrasco e também como alternativa para outras formas de preparo, a Zinho desenvolveu uma linha de produção tipo bolinha do tradicional pão de alho.
Em 2019, o formato ganhou novos recheios: calabresa e requeijão cremoso. Cinco anos depois veio outra novidade focada em atualidade e praticidade: a linha bolinha para air fryer.

“Nossos clientes passaram a consumir os pães bolinha no dia a dia, como opção para lanches, petiscos ou como acompanhamento das refeições principais”, diz Poliana Queiroz Pantuzi, diretora de gestão corporativa da Zinho.

Os números comprovam a boa aceitação do produto. Os pães tipo bolinha já representam 26% das vendas da companhia e devem atingir 30% até o fim de 2025. O produto se tornou protagonista da alta temporada, com picos de consumo nos meses de novembro e dezembro, quando as confraternizações e celebrações impulsionam as vendas no varejo alimentar.

“O final de ano é o grande termômetro do nosso mercado. É quando o brasileiro celebra, e o bolinha conquistou seu lugar nesses momentos”, reforça a executiva.

Em 2024, a empresa registrou recorde de 10,87 milhões de bandejas vendidas, com desempenho consistente inclusive fora da sazonalidade. Para 2025, a meta é crescer 4%, alcançando 11,3 milhões de unidades do formato.
Única empresa do segmento com presença em todo o território nacional – com 430 marcas no Brasil, o segmento de pão de alho é monitorado por plataformas de inteligência para o varejo como Nielsen e Scanntech –, a Zinho está presente em todos os estados brasileiros por meio de quatro mil pontos e venda direta para grandes varejistas e atacarejos.

“A Zinho ensinou o brasileiro a amar pão de alho. Desde a criação da nossa receita original, há mais de 20 anos, essa verdadeira instituição nacional vem se transformando e hoje está presente na mesa de todas as classes sociais, em todos os estados brasileiros, em todas as formas de se fazer churrasco e também nos momentos de festa e confraternização”, diz Poliana Pantuzi, diretora de gestão corporativa da Zinho.

Sugestões de pratos para o Natal e o Ano Novo usando pães bolinha da Zinho
A seguir, a Zinho apresenta ideias práticas para transformar o bolinha na estrela das ceias de fim de ano:

Guirlanda de Bolinhas Recheadas
Monte uma guirlanda com pães bolinha de diferentes sabores, intercalando ramos de alecrim e tomatinhos assados. Basta assar os pães e dispor em formato circular. Fica lindo na mesa e funciona como aperitivo compartilhado.

Tábua festiva de petiscos com pães bolinha
Sirva os pães ao lado de queijos, frutas secas, castanhas, pastinhas e geleias. O pão de alho original combina com cream cheese e patês; o de calabresa harmoniza com chutneys; e o de requeijão cremoso acompanha bem embutidos.

Bolinhas gratinadas ao forno (para acompanhar as carnes das ceias)
Coloque os pães bolinha em uma travessa e finalize com um fio de azeite, parmesão ralado e ervas natalinas (alecrim, sálvia e tomilho). Leve ao forno por 10 minutos ou na air fryer por 5 minutos e sirva com peru, tender ou bacalhau.

Mini sanduíches de festa
Use bolinhas assadas como base para mini-lanches temáticos:

Peru com maionese de ervas
Tender e abacaxi caramelizado
Carne desfiada ao molho madeira
Tomate confit, rúcula e burrata (versão vegetariana)

Perfeitos para festas informais ou para recepcionar convidados antes da ceia. A opção de mini-lanches também é uma ótima sugestão para aproveitar as sobras da ceia.

Bolinhas na air fryer com dips especiais
A versão air fryer fica pronta em poucos minutos e pode ser servida com molhos:

Aioli natalino
Mostarda e mel
Creme de gorgonzola
Molho de iogurte com hortelã

Ideal para Réveillon e encontros entre amigos.

Tranche de bolinhas para acompanhar espumante
Sirva os pães bolinha ainda quentinhos com manteigas aromatizadas (alho negro, sálvia, limão siciliano ou páprica). É uma maneira elegante e prática de harmonizar com espumantes da virada.

Sobre a Zinho  
Sediada em Ribeirão Preto (SP) e com mais de 20 anos de mercado, a Zinho é pioneira e líder na fabricação e vendas de pão de alho e detentora da receita original do produto industrializado entre as mais de 400 marcas existentes no Brasil.  
Com um parque fabril de 10 mil metros quadrados, entrega diariamente mais de um milhão de pães recheados, atendendo todo o território nacional e exportando para Estados Unidos, México, Uruguai, Paraguai e Argentina. Em 2024, foram comercializadas 45 milhões de bandejas de pães recheados. 
Os produtos Zinho estão presentes em mais de 40 mil estabelecimentos comerciais no Brasil por meio de uma frota própria composta por mais de 30 caminhões e uma rede que soma mais de 120 distribuidores.   
A fantástica fábrica de pães recheados beirão Preto emprega 450 pessoas. Incluindo colaboradores da indústria, que opera 24 horas em quatro turnos, administrativo, equipe comercial e a transportadora própria, com frota superior a 30 caminhões. Números importantes e que irão dar base para quem pretende alçar novos voos e chegar a 150 milhões de bandejas até o ano de 2032.