Bariloche se prepara para a 12ª edição 2025 de Bariloche a La Carta, evento gastronômico da Patagônia argentina que transforma a cidade no epicentro da alta cozinha regional. Nesse ano, o chef Eudes Assis é convidado de honra pela Emprotur Bariloche, com colaboração da ABRASEL e do Consulado da Argentina em São Paulo para representar a gastronomia brasileira no BALC.
O chef protagoniza o evento gastronômico ao lado de chefs da Patagônia: natural do litoral de São Paulo, ele trabalha com cozinha desde os 15 anos de idade e acumula premios por publicações como Prazeres da Mesa e Veja São Paulo Comer & Beber.
À frente do Taioba Gastronomia, Assis se orgulha de levar a bandeira da culinária caiçara. “Eu tenho muito orgulho de fazer uma cozinha regional nativa caiçara. É esse legado que eu quero deixar: tenha orgulho da sua região, dos seus ingredientes e da sua ancestralidade”, conta o chef, que dá aulas de gastronomia para crianças no Projeto Buscapé desde 2007. O projeto levou o prêmio de Empreendedorismo Social em 2024 pela Veja Comer & Beber. Ele também participa do TEDx Ilhabela em outubro falando da gastronomia como ferramenta de transformação social.
O BALC é organizado pela Associação Empresarial Hoteleira Gastronômica de Bariloche com apoio da Emprotur e patrocínio do Banco Patagonia. O evento é celebra os produtos locais, receitas ancestrais e técnicas modernas, colocando em evidência a riqueza e a evolução da culinária patagônica.
Nesse ano, o BALC também premia o chef Arthur Bosco, vencedor do concurso de Gastronomia Argentina da Embaixada Argentina em Brasília. Dono da La Boca Sandwicheria, ele afirma que a notícia do prêmio foi “uma surpresa maravilhosa”. “É a primeira vez que participamos de um concurso desse tipo em Brasília. Nossa meta era estar entre os dez primeiros, pois estávamos competindo com restaurantes renomados e com anos de praça”.
A realização do BALC também fomenta a conexão entre produtores locais, chefs e cozinheiros, visitantes e residentes para celebrar a identidade patagônica.
Durante o festival, mais de 80 restaurantes, bares e cervejarias participantes oferecerão menus exclusivos e experiências gastronômicas únicas com preços especiais, uma oportunidade imperdível para moradores e turistas explorarem os sabores autênticos da Patagônia. Para a festa, que ocorre tradicionalmente em outubro, a cidade reúne o melhor da cozinha, dos produtos e das paisagens da região.
Principais atrações do Bariloche a la Carta 2025:
O BALC 2025 celebra a riqueza da culinária patagônica, e é uma oportunidade única para experimentar sabores exclusivos, conhecer chefs renomados e participar de experiências gastronômicas. A realização é da AEHGB com apoio da Emprotur, da Província de Río Negro e da Prefeitura de San Carlos de Bariloche.
O evento terá circuito gastronômico, com bares e restaurantes oferecendo menus especiais durante toda a semana – quem tiver o Cartão de Benefícios BALC ou for cliente do Banco Patagonia terá descontos especiais. Nos dias 10 a 12 de outubro, o Centro Cívico de Bariloche também terá uma feira gastronômica com produtores locais, todos com produtos típicos da região.
Haverá ainda aulas e degustações, com chefs compartilhando técnicas, tendências culinárias e práticas sustentáveis; programação especial para crianças descobrirem a gastronomia local; a introdução da “Hora Silenciosa” na feira, proporcionando mais conforto para pessoas no espectro autista; e promoção para estadia nos Hotéis BALC, com descontos de até 40% nas acomodações nos hotéis afiliados para viajar para a cidade durante o evento.
O evento em uma oportunidade única para planejar uma viagem completa à Patagônia, unindo sabor, cultura e natureza.
Para mais informações, acesse:
https://barilochealacarta.com/
Instagram: @barilochealacarta @barilochear
Facebook: Barilochealacarta
Sobre a Emprotur Bariloche
A Emprotur é uma entidade mista responsável pelo fomento e promoção turística de Bariloche, um dos destinos mais requisitados da Argentina. A cidade abriga o centro de esqui mais desenvolvido da América do Sul, o Cerro Catedral, além do Cerro Campanário, considerado o oitavo lugar na lista das melhores vistas do mundo, segundo a National Geographic, e outros pontos turísticos ideais para a contemplação, como o Cerro Otto e o lago Nahuel Huapi. Bariloche é a capital nacional do turismo de aventuras, possuindo opções para a prática dos esportes de neve e de outras modalidades, como mountain bike, rafting, navegação e trekking. Localizada na região da Patagônia argentina, também é internacionalmente reconhecida pela produção de chocolates e cervejas artesanais.