Começa quinta-feira, dia 25 de setembro, a edição de São Paulo do Revelando SP, que em 2025 já passou por Barretos, Iguape, São José dos Campos e Presidente Prudente. Realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, o festival conta com 230 participantes, que representam 114 municípios paulistas por meio do artesanato, da culinária e das manifestações culturais. A edição de São Paulo do Revelando SP, correalizada pela Prefeitura de São Paulo, acontece até o dia 28, domingo, no Parque do Trote, com entrada franca. Na culinária, Barretos se destaca com a Comitiva Sarará.
Grandes nomes da música se apresentarão no evento. Dia 25, quinta-feira, os shows são de Siba com a Orquestra de Frevo do Capibaribe e o Trio Parada Dura. Dia 26, sexta, o palco é de Adriana Farias. Dia 27, sábado, Guito Show sobe ao palco na parte da tarde. À noite haverá um encontro dos pavilhões das escolas de samba Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde e Unidos de Vila Maria. Para o encerramento, no dia 28, o Revelando SP terá um show do Barra da Saia em homenagem a Inezita Barroso à tarde e Almir Sater no começo da noite.
Entre as atividades oferecidas, há ainda o espaço Experimenta!, que oferece oficinas de oleiraria, grafismo indígena e dança cigana, encontro de congadas, cortejo de bonecões, a instalação Parque de Bambu, e a exposição “Arte sacra para ver e sentir”, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Serviço: Revelando SP - Capital
Datas: 25 a 28 de setembro
Horário: a partir das 10h, exceto no dia 25, que as atividades começam às 16h
Local: Parque do Trote, avenida Nadir Dias Figueiredo, s/n - Vila Guilherme, zona norte de São Paulo.
Shows
25 de setembro, quinta-feira
19h30 - Siba + Orquestra de Frevo Capibaribe
20h30 - Trio Parada Dura
26 de setembro, sexta-feira
20h30 - Adriana Farias
27 de setembro, sábado
14h - Guito Show
20h30 - Encontro de Pavilhões - Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde e Unidos de Vila Maria
28 de setembro, domingo
14h - Barra da Saia - Homenagem a Inezita Barroso
19h - Almir Sater
Espaço Experimenta!
25 de setembro, quinta-feira
16h às 17h - História e Feitura da Paçoca no Pilão
26 de setembro, sexta
10h às 13h - Mãos na Terra: Oficina de Oleiro
15h às 17h - Ritmos Nômades: Dança Cigana
27 de setembro, sábado
10h às 13h - Mãos na Terra: Oficina de Oleiro
15h às 17h - Traços Ancestrais: Grafismo Indígena
28 de setembro, domingo
10h às 13h - Mãos na Terra: Oficina de Oleiro
15h às 17h - Sons da Terra: Construção de Instrumentos Populares
Oficinas – Museu de Arte Sacra de São Paulo
26 de setembro, sexta-feira
11h30 às 12h30 - Pintura de Imagens em Gesso
15h às 16h - Pintura de Imagens em Gesso
Vagas: 15 pessoas por turma
Ministrante: Titina Corso
27 de setembro, sábado
11h30 às 12h30 - Amuletos do Frei
15h às 16h - Amuletos do Frei
Vagas: 15 pessoas por turma
Ministrante: Ação Educativa do MAS-SP
28 de setembro, domingo
11h30 às 12h30 - Amuletos do Frei
15h às 16h - Amuletos do Frei
Vagas: 15 pessoas por turma
Ministrante: Ação Educativa do MAS-SP
Sobre o Revelando SP
Maior festival de economia criativa e cultura tradicional do estado de São Paulo, o Revelando SP, programa de salvaguarda da cultura tradicional paulista da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, tem como propósito valorizar o patrimônio imaterial paulista. Com mais de 60 edições realizadas ao longo de quase três décadas, é uma festa gratuita que reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional. O encontro destaca os talentos locais, promovendo suas obras e facilitando a conexão com o público e investidores, e promove ainda a troca de experiências, a articulação entre comunidades, o intercâmbio de saberes e fazeres e a geração de renda.
Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.