segunda, 24 de janeiro de 2022

Saúde

Soc. Bras. de Diabetes apresenta animação que ensina crianças a lidarem com o diabetes

Intitulado Animaconto, o curta desmistifica a relação de atenção e cuidado com a doença

02/12/2021 às 08:41:27 | Por: Comunicação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)

Soc. Bras. de Diabetes apresenta animação que ensina crianças a lidarem com o diabetes

Soc. Bras. de Diabetes apresenta animação que ensina crianças a lidarem com o diabetes (Divulgação)

São Paulo, dezembro de 2021. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) apresenta sua primeira animação destinada a explicar o diabetes para crianças. Em linguagem acessível, o curta auxilia o entendimento infantil sobre o que é a doença, como administrá-la e, sobretudo, como é possível manter uma vida normal, adotando-se uma rotina de cuidados. Intitulada Animaconto, a iniciativa visa contribuir para o conhecimento e autonomia dos pequenos no trato com seu próprio corpo, bem como auxiliar pais, responsáveis e educadores sobre como explicar o que é a doença e a importância de controlá-la.



Segundo a endocrinologista Dra Dhianah Santini de Oliveira, coordenadora do Departamento de Campanhas da Sociedade Brasileira de Diabetes, o Animaconto destina-se a conversar com crianças de 10 a 12 anos, visto que "geralmente, é nessa faixa etária que os pais começam transferir às crianças a função manter a dinâmica de controle do diabetes. Por vezes, esse processo de ganhar autonomia e responsabilidade é permeado por dúvidas. E, essa animação busca contribuir para esse diálogo e entendimento".


Para maior poder de atração do público infanto-juvenil, o curta investe na linguagem comum a produtores de conteúdo para plataformas digitais. Com cerca de 10 minutos de duração, o filme apresenta três eixos complementares, facilitando o encadeamento de conteúdos de maneira leve.


Produzido pela Cuíca Filmes, o Animaconto apresenta, de modo simples, informações como o que é glicemia, como ela age no organismo, o que muda no corpo da pessoa com diabetes, quais os tipos de insulina e suas atuações no controle dos índices glicêmicos, formas de medição de glicemia e até novas tecnologias disponíveis para a aferição e manutenção da quantidade de açúcar no sangue.


O Animaconto está disponível gratuitamente no Diabetes Play, a plataforma de vídeos on demand da Sociedade Brasileira de Diabetes. Para acessá-lo, basta clicar no link.


Ficha Técnica:
Produção: Cuíca Filmes
Pesquisa e roteiro: Fernando Delboux
Ilustração: Caetano Patta
Edição: Iuri Barcelos


Trilha sonora:
Detective Pack - Eitan Epstein Music
Comic Detective - White Monkey Studio
Cartoon Adventures - White Monkey Studio
So Funny - Eitan Epstein Music