quinta, 03 de dezembro de 2020

Geral

Portas e janelas de PVC trazem conforto térmico e economia de energia

por Adauri Carvalho*

30/10/2020 às 18:39:36 | Por: Cristiane Pinheiro

Portas e janelas de PVC trazem conforto térmico e economia de energia

Janelas (Divulgação)

Deixar o ambiente aconchegante tanto no inverno quanto nas altas temperaturas que prevalecem no Brasil é um dos benefícios de portas e janelas de PVC (policloreto de vinila, que são polímeros sintéticos de plástico). Além de contar com um belo design, a utilização do material permite uma redução de até 75% da entrada de calor ou frio no ambiente. A retenção do ar frio/quente nos ambientes ocorre devido ao sistema de vedação e encaixe, com peças inteiras soldadas e sem frestas, o que faz as com que estes produtos sejam os mais eficientes e eficazes para redução da troca de calor entre ambientes externos e internos.


Uma análise de ecoeficiência realizada pela Fundação Espaço ECO para o Instituto Brasileiro do PVC comprovou que a janela de PVC branca tem eficiência energética duas vezes superior à da janela branca de alumínio, principalmente relacionada ao conforto térmico gerado pelas alternativas analisadas. Ou seja, devido a seu isolamento térmico, em temperaturas mais altas, como no verão ou em regiões mais quentes, a janela de PVC faz com que a troca de calor entre ambientes interno e externo de uma edificação seja menor. Assim, uma das vantagens do conforto térmico gerado por portas e janelas de PVC é a menor utilização do ar-condicionado, obtendo-se, portanto, menos gastos com energia elétrica e um maior conforto e qualidade de vida nos ambientes onde elas são instaladas.


Ainda segundo Fundação Espaço ECO, a economia de energia obtida durante um ano com a instalação de uma janela de PVC, em detrimento a uma de alumínio, em habitações que possuem ar-condicionado, em todo o Brasil, seria equivalente ao consumo de 415.776 casas durante um ano. Para o mesmo período, porém considerando o uso de janelas de PVC, a economia obtida seria equivalente ao consumo de 2.494.656 casas. Imaginem estes dados comparando-se uma esquadria de PVC, que não propaga calor x uma esquadria de alumínio, que propaga calor, na cor Preto?


Se você gosta e quer ter uma esquadria na cor preto, ou algum tom escuro no seu imóvel, a única solução viável é a utilização das Portas e Janelas em PVC.


O PVC também é muito resistente à ação do tempo (sol, chuva e vento) e à temperatura de até 70 graus Celsius. Além disso, é reciclável e não propaga chama.


Apesar das esquadrias de PVC terem ótima vedação e não propagarem calor, o conforto térmico se consolida com a utilização do vidro instalado nela. Ou seja, este vidro necessita ser adequado e eficiente para consolidar o isolamento térmico pretendido no ambiente. Além disso, as esquadrias de PVC são muito flexíveis e podem ser adaptadas a qualquer tipo de projeto.


Lembrando que, além do conforto térmico, o PVC ainda traz proteção contra ruídos. O material tem uma durabilidade entre 50 e 60 anos, baixíssima manutenção e sem necessidade de limpeza. Por essas vantagens, o produto está cada vez mais presente em residências, fazendo toda a diferença na arquitetura e no conforto térmico de ambientes.