terça, 15 de junho de 2021

Saúde

Pandemia provoca queda de cerca de 20% nas doações de sangue

Rede São Camilo SP adere à campanha Junho Vermelho com objetivo de conscientizar a população

08/06/2021 às 17:21:06 | Por: Máquinacohn&wolfe

Pandemia provoca queda de cerca de 20% nas doações de sangue

Pandemia provoca queda de cerca de 20% nas doações de sangue (Hospitais São Camilo)

A necessidade de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue é constante, porém o debate nunca foi tão atual quanto agora, em meio à pandemia da Covid-19. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2020, foi registrada queda de aproximadamente 20% nas doações em todo o país.


Dr. Eliseo Sekiya, hematologista e hemoterapeuta da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que o aumento de casos de Covid-19 causou impacto sobre a saúde de maneira geral, refletindo negativamente nos estoques de sangue em todo o país, por isso é fundamental estimular a doação voluntária.


“A reposição do sangue nos bancos é fundamental para o suprimento em casos de cirurgias de emergência, acidentes envolvendo hemorragias, tratamentos de câncer e outras doenças que não podem esperar”, destaca.


O médico alega que o número de coletas vem sofrendo queda significativa nos últimos cinco anos e que, embora os bancos não tenham ficado desabastecidos, a quantidade de sangue não é suficiente para atender a constante demanda da população.


“Os bancos de sangue necessitam ampliar o estoque de todos os tipos sanguíneos, no entanto, os mais críticos costumam ser os O- e O+. O primeiro por ser compatível com os tipos positivos ou negativos; e o segundo, por ser o mais comum e, portanto, o mais demandado”, cita.


No intuito de ampliar o debate e conscientizar a população sobre o tema, o Hospital São Camilo SP aderiu à campanha Junho Vermelho, iluminando as fachadas de suas unidades durante todo o mês.


Também será possível conferir informações atualizadas sobre doação de sangue através das postagens da instituição nas redes sociais, que trarão dicas de especialistas e orientações para quem deseja se tornar um doador. Os conteúdos poderão ser conferidos nos canais do hospital no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.


Protocolos de segurança


O especialista, que coordena o centro de coleta de sangue da unidade Mooca do Hospital São Camilo, frisa que o espaço e os profissionais estão preparados para receber doadores voluntários em segurança.


“A coleta é feita seguindo todos os protocolos para evitar a contaminação cruzada da Covid-19, tudo isso para que, tanto aqueles que já faziam doações regulares quanto os que desejam começar, possam realizar o ato sem riscos à sua saúde”, reforça o médico.


Quem pode doar


Dr. Eliseo orienta que todas as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50Kg podem ser doadoras de sangue. O voluntário que estiver com sintomas de gripe, febre ou diarreia deve aguardar a melhora do quadro para fazer a doação.


“Uma pessoa saudável pode doar sangue de três a quatro vezes no ano, sempre respeitando um intervalo mínimo de dois a três meses entre uma doação e outra”.



SERVIÇO:


Doações de sangue poderão ser feitas no Hospital São Camilo Unidade Mooca: Av. Alcântara Machado, 2576, a partir do dia 05 de julho. Entre os dias 31/05 e 04/07, a unidade estará em reforma para ativar o novo Posto de Coleta, e durante este período é possíveel realizar suas doações em uma das unidades:


Unidade Guarulhos


Rua Santo Antônio, 95


Seg à sexta: 8h às 17h


(11) 3660-6040


 


Unidade São Bernardo


Rua Mediterrâneo, 470 – Jd do Mar


Seg à sexta: 8h às 16h


(11) 3660-5968


 


Unidade Liberdade


Rua Barão de Iguape, 212/2 andar


Seg à sexta: 8h às 17h


(11) 3660-6044


Mais informações pelo telefone (11) 3474-4222



Sobre a Rede de Hospitais São Camilo


As Unidades da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo prestam atendimentos de emergência e eletivos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. O hospital da Pompeia é acreditado pela Joint Commission International (JCI). A unidade São Camilo Oncologia, por sua vez, é referência em Pesquisa Clínica no Brasil, sendo considerada Top Recruitment - o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.


Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela Sociedade Beneficente São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros.


No Brasil desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.


Siga o Hospital São Camilo nas redes sociais: @hospitalsaocamilosp