sexta, 17 de setembro de 2021

Geral

Nutricionistas contribuem com qualidade de vida de brasileiros

Profissionais são cada vez mais procurados por pessoas que buscam por uma dieta equilibrada

08/09/2021 às 08:32:34 | Por: Gabriela Pietro - Dezoito com

Nutricionistas contribuem com qualidade de vida de brasileiros

Nutricionistas (Divulgação)

A imagem do nutricionista está quase sempre associada a dietas para emagrecer, mas este profissional se tornou uma fonte de conhecimento confiável sobre alimentação e saúde. O especialista também é responsável por realizar um acompanhamento alimentar que contribui para um organismo mais saudável, proporcionando melhor qualidade de vida e bem-estar.


Atualmente, segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, existem no Brasil mais de 158 mil profissionais trabalhando para garantir uma qualidade de vida melhor para quem busca por uma alimentação mais saudável. Os setores de alimentação coletiva (30,8%) e nutrição clínica (30,4%) são as duas áreas com a maior concentração de profissionais, seguido da saúde coletiva (17,7%) e docência (11,4%).


"A presença de um nutricionista em um programa alimentar se torna fundamental porque ele tem o conhecimento necessário para fazer uma avaliação detalhada das condições de cada paciente. Ele considera individualidade, estado clínico, preferências alimentares, aversões e intolerância a algum tipo de alimento, doenças associadas à má alimentação e, até mesmo, questões psicológicas que podem interferir no metabolismo", explica Júlia Canabarro, nutricionista da starturp de nutrição Dietbox .


A profissional lista alguns benefícios do acompanhamento nutricional:


Manutenção do peso e da saúde


Muitas pessoas associam a nutrição apenas ao emagrecimento e a dietas restritivas. Na verdade, o nutricionista é responsável por propor um plano alimentar adequado e de acordo com as necessidades e objetivos de cada indivíduo. Assim, seja qual for a meta, emagrecer, ganhar peso ou manter, será de forma saudável. O acompanhamento de um nutricionista ajudará nesta etapa de forma equilibrada e personalizada, de acordo com as particularidades de cada pessoa.


Fornecer nutrientes adequados para cada organismo


Algumas pessoas ficam doentes com frequência, apresentam unhas quebradiças e não possuem energia para o dia a dia. Esses problemas podem estar associados a uma questão nutricional, quando a quantidade de nutrientes consumidos não seja suficiente. Por isso, o profissional pode ajudar a identificar onde está este desequilíbrio e como corrigi-lo.


Minimizar restrições alimentares


As pessoas com algum tipo de restrição alimentar também devem procurar um nutricionista. Somente um profissional terá propriedade para avaliar quais os melhores alimentos que podem contribuir para a saúde de cada paciente.


Combater doenças influenciadas pela alimentação


Alguns alimentos podem ser vistos como vilões para pessoas com diabetes ou hipertensão, mas quando existe acompanhamento de um nutricionista, podem ser consumidos da maneira adequada. Nesses casos, o profissional pode elaborar um cardápio específico para as necessidades e preferências do paciente.


Melhora da saúde


Doenças associadas à má alimentação como anemia, falta de Vitamina A, desnutrição, obesidade, diabetes e hipertensão têm aumentado graças ao uso exagerado de industrializados na rotina. Uma alimentação saudável e equilibrada, acompanhada de um nutricionista, pode melhorar muitas os seus hábitos e prevenir a longo prazo muitas patologias.