sábado, 26 de setembro de 2020

Culinária

Mão na massa: chef ensina como preparar pernil assado com batatas para o Dia dos Pais

Pernil assado com batatas

06/08/2020 às 13:37:13 | Por: Race Comunicação

Mão na massa: chef ensina como preparar pernil assado com batatas para o Dia dos Pais

Pernil assado com batatas (Race Comunicação)

Agosto de 2020 – O Dia dos Pais é comemorado no próximo domingo, dia 9, e para celebrar esse dia de uma maneira diferente - e gastando pouco -, preparar um super almoço pode ser uma ótima opção.


Para facilitar a escolha do prato, a chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, apresenta uma receita saborosa de pernil assado com batatas. A chef comenta que cozinhar para alguém querido é uma excelente maneira de expressar o amor e ainda explica sobre a escolha do prato: “a combinação do pernil com as batatas é muito saborosa, isso acontece porque a carne suína confere ao prato o gosto umami, que deixa a preparação ainda mais apetitosa”, explica Lisiane, referindo-se ao quinto gosto do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda.


Confira o passo a passo e surpreenda no Dia dos Pais:


PERNIL ASSADO COM BATATAS



INGREDIENTES
1 pedaço de pernil suíno limpo, sem osso (2 kg)
1 cebola grande, cortada em rodelas finas (180 g)
2 dentes de alho espremidos
1 e meia colher (sopa) de sal
meia xícara (chá) de vinagre de vinho branco
1 xícara (chá) de água
2 latas de cerveja escura (700 ml)
700 g de batatas médias, em 4 partes


MODO DE PREPARO
1. Inicie o preparo na véspera: com o auxílio de uma faca, faça furos na superfície do pernil e disponha-o em uma tigela grande.
2. À parte, misture cebola, alho, sal, vinagre, água e cerveja, e regue o pernil. Cubra com filme plástico e deixe tomar gosto na geladeira por, no mínimo, 10 horas.
3. Em uma assadeira grande, disponha o pernil e regue com a marinada. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno quente (200 graus), preaquecido, por 1 hora e 30 minutos.
4. Retire o papel, acrescente a batata e retorne o pernil ao forno, regando com a marinada a cada 15 minutos, por mais 1 hora e 30 minutos, ou até que doure.
5. Retire do forno, fatie e sirva em seguida, acompanhado do molho formado na assadeira.


Rendimento: 12 porções.
Tempo de preparo: 3h e 20 minutos (+10h de geladeira).


UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.