quinta, 03 de dezembro de 2020

Saúde

Higienização com ozônio: alternativa segura para a retomada de aulas presenciais

WIER, empresa desenvolvedora de geradores de ozônio traz o ozônio como solução poderosa

20/10/2020 às 14:49:05 | Por: NR-7 Comunicação

Higienização com ozônio: alternativa segura para a retomada de aulas presenciais

Higienização com ozônio (Divulgação)

São Paulo, outubro de 2020 - Mesmo em meio à pandemia, alguns estados brasileiros decidiram pela retomada das aulas presenciais nas escolas. Com isso, o principal assunto discutido nas redes estaduais, municipais e particulares é a segurança sanitária de alunos e funcionários. Pensando nisso, a WIER , empresa de soluções inovadoras com tecnologia de plasma frio e ozônio (O3), resolveu apresentar mais uma solução para a higienização segura de ambientes, principalmente contra o coronavírus.


Muito usado pelos setores automotivo e hoteleiro, o ozônio também pode ser aplicado em ambiente escolar e oferece uma higienização de ambientes mais rápida e segura. Por se tratar de um gás, ele se espalha rapidamente por todo o ambiente e alcança lugares onde a limpeza convencional não chega, aumentando assim o nível de descontaminação e desodorização. Com alto poder oxidante, possui eficácia comprovada cientificamente contra micro-organismos, como bactérias, vírus, fungos e até mesmo de mofo, originado pelos fungos, além de remover maus odores impregnados. Ainda assim, a empresa reforça que a solução é um complemento, não um substituto para a limpeza tradicional.


"Com esta tecnologia, é possível reduzir drasticamente o tempo de higienização dos ambientes escolares, além de garantir uma desinfecção mais segura de áreas comuns, como salas de aulas, bibliotecas e até banheiros. Nossos geradores de ozônio possuem baixo consumo de energia e utilizam apenas o oxigênio do ar que respiramos como matéria-prima. Uma tecnologia sustentável e ambientalmente correta", explica o Dr. Bruno Mena, CEO da WIER.


Contra o coronavírus


Testes realizados pelo Laboratório de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), resultaram na comprovação da ação virucida dos geradores de ozônio da WIER contra tipos de Coronavírus, com eficiência de 99,99%. Para chegar a essa conclusão, os testes foram realizados em laboratório NB-2 (Biosafety Level 2) seguindo as recomendações da ANVISA e metodologias internacionais com CORONAVÍRUS/MHV gênero Betacoronavirus, mesmo gênero e família das espécies COVID-19, MERS e SARS-CoV-1.


"Foram testados dois modelos de geradores, o OZmini e OZpro. O primeiro se manteve ligado por 30 minutos e desligado por 10 minutos. Já o segundo, foi ligado por 15 minutos e desligado por mais 10 minutos. Ambos forneceram resultados satisfatórios na eliminação dos vírus", afirma Mena.


Orientações do Governo Federal


Recentemente, o Ministério da Educação (MEC), divulgou o Guia de implementação de protocolos de retorno das atividades presenciais nas escolas de educação básica , onde é possível observar algumas diretrizes que devem ser seguidas, como quem deve voltar ou não às escolas, orientações para o treinamento da equipe e medidas de segurança das áreas comuns, como:


• A obrigatoriedade do uso de máscaras;


• Distanciamento social de pelo menos 1m;


• Disponibilizar dispensadores para álcool em gel 70%;


• Manter a limpeza frequente de móveis, carteiras, mesas de refeitórios, bancadas, computadores, grades, corrimões, superfícies e utensílios que são tocados por muitas pessoas;


• Higienizar lavatórios, banheiros e vestiários antes da abertura, após o fechamento e regularmente após o uso;


Outras medidas, como a aferição de temperatura no acesso às áreas comuns e a volta ao trabalho de forma escalonada também foram citadas. Para a limpeza e higienização do ambiente, alguns pontos que o MEC recomenda são:


• Cronograma de higienização das mãos, na chegada à escola e durante a rotina diária, no horário do lanche e antes da volta para casa;


• Cronograma de limpeza regular do ambiente escolar, especialmente banheiros, maçanetas, carteiras, interruptores, portas, material de ensino, livros de uso coletivo, entre outros;


• Estabelecer lista de checagem das atividades de limpeza para controle das tarefas e de fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs). ação unilateral;


• Evitar o uso de ventilador e ar condicionado; caso o ar condicionado seja a única opção de ventilação, instalar e manter filtros e dutos sempre limpos.


Sobre a WIER


Fundada em 2011 em Florianópolis, a WIER é uma empresa que utiliza as tecnologias de Plasma Frio e Ozônio para descontaminação e desodorização de ambientes, tratamento de água, tratamento de efluentes líquidos e gasosos, sanitização nas indústrias de alimentos e envases, aumento de produtividade e diminuição de perdas no mercado agro, além de aplicações domésticas.


Entre as soluções desenvolvidas, os geradores de ozônio da WIER são apresentados nas linhas: Purific, que é destinada para o prestador de serviço; Residencial, desde ambientes, alimentos e até piscinas; Industrial, destacando o tratamento de efluentes, afluentes e soluções em sanitização para a indústria alimentícia. Atualmente a WIER possui seus produtos em mais de 20 países e segue firme com sua missão de impactar positivamente 3,6 milhões de pessoas e contribuir com o meio ambiente com o plantio de 70 mil árvores até 2024.