quinta, 03 de dezembro de 2020

Saúde

Estudo mostra que vacina contra o câncer de mama

Ajuda a combater o tumor e criar memória imunológica

17/11/2020 às 17:57:31 | Por: LLYC - LLORENTE & CUENCA

Estudo mostra que vacina contra o câncer de mama

Vacina contra o câncer de mama (Divulgação )

São Paulo, 13 de novembro de 2020 - Uma pesquisa publicada na revista "Nature Communications" apresentou excelentes resultados para uma nova vacina usada contra o câncer de mama triplo negativo, mostrando que além de destruir células cancerosas em cobaias, a imunização foi capaz de criar a chamada "memória imunológica", ajudando a impedir o ressurgimento do tumor. O estudo foi conduzido pelo Instituto Wyss, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em parceria com o Instituto do Câncer Dana-Farber.


Esse tipo de tumor é considerado um dos mais agressivos e representa 15% dos casos de câncer de mama em todo mundo. Segundo os pesquisadores, ele é mais frequente entre mulheres jovens, por isso o sucesso preliminar da vacina representa esperança e avanço para o universo da medicina. Para alcançar o resultado, os especialistas buscaram fazer com que a vacina tivesse o mesmo desempenho da quimioterapia aliada à imunoterapia, tipo de tratamento menos tóxico e mais efetivo que a quimioterapia convencional usada em casos selecionados, pois ajuda o próprio sistema imunológico do paciente a combater o câncer. A partir de agora a ideia é que a vacina vá para testes pré-clínicos e, em breve, possa ser testada em humanos.


Para comentar esse novo estudo e outras novidades da área, a BP disponibiliza seu time de oncologistas para entrevistas. Não deixe de nos procurar quando necessitar de uma fonte médica para sua pauta.


Sobre a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo


A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.