terça, 20 de outubro de 2020

Culinária

Empanadas defumadas by chef Rachel Camacho

Empanadas defumadas by chef Rachel Camacho

05/10/2020 às 18:06:39 | Por: Instagram: @kelcamacho

Empanadas defumadas by chef Rachel Camacho

Chef Rachel Camacho (Instagram: @kelcamacho)




As empanadas são pequenos pasteis de massa de farinha recheados que podem ser assados no forno ou fritos. A massa é feita com farinha de trigo, mas pode levar também puré de mandioca cozida.  Mas no meu caso, como sabem, as minhas receitas sempre uso a técnica da defumação. Na minha receita, as empanadas são com pulled pork ou copa do lombo suíno, como são conhecidos, defumado com um pouquinho de barbecue.


Se você não tem um defumador em casa, como eu sempre digo, “pra tudo se dá um jeito”, é super possível fazer no fogão de casa. Lembrando que: toda vez que utilizar o fogão para processos de defumação, seu fogão ficará com cheiro de fumaça por um bom tempo.


Receita da massa: 



  • 500 g de farinha de trigo

  • 100 g de manteiga

  • 10 g de sal

  • 1 xícara de água morna

  • 1/4 xícara de óleo 

  • sal a gosto

  • 1 gema 

  • 2 colheres de sopa de leite 


Modo de preparo da massa:


Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a manteiga, o sal e a água morna. Misture bem até formar uma massa homogênea. Depois cubra a tigela com plástico-filme e leve à geladeira por 4 horas.


Como temperar


Para fazer o tempero seco para uma peça de 3,5 kg de copa-lombo, basta misturar 200 gramas de açúcar mascavo, 100 gramas de sal, 50 gramas de páprica doce, 25 gramas de pimenta do reino, 15 gramas de canela em pó, 25 gramas de cebola em pó e 25 gramas de alho em pó e polvilhar sobre a peça.


Como defumar


Em um defumador ou forno de casa a 150°C, coloque a peça para receber toda a fumaça. Com lenha Frutífera. (Mais comum laranjeira) por 3 a 4 horas recebendo fumaça. 


Sempre que possível, borrifando com suco de maçã na carne (assim mantém a carne úmida).  Após esse tempo, retire o pedaço de lenha de dentro do forno e embrulhe a carne no papel laminado. Depois é só colocar em uma assadeira com um dedo de suco ao fundo.  Manter no forno por mais 4 horas na mesma temperatura. Após esse tempo, só retirar e desfiar a carne, misturar com um pouco de barbecue e utilizar como recheio das empanadas. 





Voltando para a massa:


Abra a massa em uma superfície enfarinhada. Corte um círculo e coloque o recheio no meio. Feche as empanadas ao meio e faça pequenas dobras na borda. Misture a gema com o leite e pincele as empanadas. Leve-as ao forno preaquecido (180° C) por 20 minutos. 


E bom apetite! 





 


 


 



Chef Rachel Camacho é formada em gastronomia pela Faculdade Barão de Mauá de Ribeirão Preto. Fez seu primeiro estágio na área, no Royal Tulip JP, e logo, foi contratada como responsável pela panificação e confeitaria dos eventos do Hotel. Após um ano, foi convidada para comandar as panelas do Ristaurante Del Cacciatore. Lá permaneceu por 2 anos até ficar grávida e optar por abrir seu próprio negócio. Em 2013, abriu o espaço Chef de Cuisine (2013) onde fazia os cardápios por encomenda, ministrava aulas particulares às pessoas que queriam aprender doces e bolos. Neste formato, também dava consultorias, fazia eventos e também era personal chef (vai até à casa do cliente). Depois de trabalhar e viajar muito, ficou muito caro manter seu restaurante com toda estrutura. Rachel fechou o restaurante no ano passado, mas continua fazendo personal chef e entregas especiais. A chef também participou de feiras gastronômicas em São Paulo e começou a dar consultorias. Entre as andanças, conheceu Jimmy Ogro, que apresentou o mundo do BBQ. Foi amor à primeira vista! Por dois anos, viajou para trabalhar em eventos variados e pode trabalhar com chefs renomados, como o Helvécio Maciel, especialista em carnes exóticas, e logo, trabalhou nos eventos dele em São Paulo se especializando em carne de jacaré. Rachel voltou a estudar para aprender técnicas de defumação, cortes de carnes, temperos, e principalmente, a controlar o fogo. No final de 2018, já estava comandando as estações de BBQ como chef. Ela queria mais, criou sobremesas que pudessem passar por técnicas de defumação e assim produziu delícias e pratos variados com esse diferencial.  Em fevereiro, foi contratada para ser chef nos restaurantes SEO Tibério, dentro do Campo do Botafogo e do Espaço La Luna, especializado em comida Árabe, esse ela é responsável quando eles têm eventos.  Semanalmente, Rachel vai à São Paulo levar delícias assinadas por ela. Também é convidada frequentemente para assinar cardápios especiais em aniversários, encontros de famílias, um simples cardápio para o dia a dia, jantares românticos, cardápios restritivos e muito mais. Em Belo Horizonte  com seu namorado, o também chef Adilson Miranda, e a amiga Andreza Barbosa Pereira, criaram um projeto Comer Bem, onde uma vez por mês se encontram e montam um delivery com um diversificado cardápio que inclui almoço e jantar.