domingo, 05 de dezembro de 2021

Dicas

Dicas para se destacar no Vestibular e Enem

Especialista explica a importância de cada etapa da preparação

19/11/2021 às 17:56:00 | Por: Ideal H+K Strategies

Dicas para se destacar no Vestibular e Enem

Dicas para se destacar no Vestibular e Enem (Divulgação)

Novembro, 2021 - Chegou o momento tão esperado por todos que buscam a sua oportunidade nas instituições de ensino superior: Enem e Vestibular para ingressar no curso da profissão tão sonhada! Esse período é marcado por muito estudo, emoção, responsabilidade, organização e comprometimento.


Além do essencial, estudar bastante, é importante ter um estilo de vida saudável, praticando exercícios físicos, alimentando-se bem e tendo boas noites de sono. A cabeça faz parte do corpo, então cuidar da saúde física e mental é essencial!


A pedagoga e especialista Marily Fortunato, docente do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, fala sobre esse momento e os pontos de atenção "Necessário dedicação e, nada menos importante, preparação e organização. Estabelecer uma rotina de estudos é fator imprescindível para estarmos preparados para a prova. Importante que você mantenha o foco, a disciplina".


A especialista ressalta a importância de entender e conhecer o seu perfil de estudos "Criar um calendário de estudos que você consiga ser capaz de cumpri-lo, pois, caso ele não seja condizente com o seu perfil e cotidiano, certamente você o abandonará no meio do caminho. E sabemos que não é isso o que você quer, não é mesmo?".


Como estudar para os vestibulares e Enem, e se sentir preparado para esses momentos? Confira algumas dicas essenciais, da especialista, para a sua preparação:


1. Monte um cronograma de estudos: Organize horários e dívida as matérias para que todo o conteúdo seja estudado até o dia da prova;


2. Pratique com provas passadas: O ideal é que tente resolver as questões das provas passadas no mesmo período que terá no dia do exame;


3. Utilize a internet de maneira favorável: Deixe um pouco de lado as redes sociais e utilize a internet para aprimorar seus estudos para o vestibular e Enem. É possível encontrar videoaulas gratuitas. Além disso, há inúmeros materiais disponíveis, assim como testes e resumos;


4. Desenvolvimento do foco: A força de vontade para superar os próprios limites deve estar presente em nossas vidas. Por isso, a motivação é imprescindível para o sucesso. E quando necessário faça pausas durante os estudos e procure dormir bem à noite. Estudar é importante, mas descansar também é essencial. Afinal, se seu corpo estiver cansado, chega uma hora que você não consegue mais absorver o conteúdo das disciplinas.


5. Mantenha-se atualizado: Os vestibulares e Enem avaliam se o estudante está atualizado sobre o que acontece no mundo. Portanto, assista aos telejornais, leia sobre os assuntos mais relevantes e busque ouvir opiniões, mesmo aquelas contrárias às suas.


6. Faça pausas: Pausas e momentos de lazer também devem estar presentes em seu cronograma de preparação. Descansar a mente de tempos em tempos é imprescindível para ganhar fôlego e voltar com tudo aos estudos.


7. Confira os documentos e seu material: Nas vésperas dos vestibulares e Enem, reúna tudo que o você precisa levar. Lembre-se de verificar nos editais quais documentos são aceitos e se há alguma exigência quanto ao material. Atente-se a isso e não deixe para a última hora, assim você evita possíveis transtornos. Chegue cedo ao local da prova.


8. Descanse no dia anterior: O ideal é que você descanse e chegue com muita disposição para fazer as provas. Evite sair na noite anterior, ficar até tarde na televisão ou no computador. Outra dica: não é bom estudar na véspera do exame pois, pode até atrapalhar seu rendimento.


9. Leve água e algo para comer: As provas de Vestibular e Enem normalmente são extensas e você pode sentir fome ou sede. Por isso, lembre-se de levar uma garrafa de água e um lanchinho. Evite alimentos barulhentos, com cheiro forte ou que façam sujeira. Isso pode atrapalhar você e os outros candidatos.


10. Mantenha a calma e administre seu tempo: Você precisa administrar bem esse tempo para conseguir fazer toda a prova. Por isso, mantenha a calma e evite distrações. Quando estiver exausto faça uma pequena pausa de 5 minutos. Alongue as pernas, beba água e volte a responder as questões.


"A preparação para os exames é tão importante quanto o dia da prova. Os dias de Vestibular e Enem são cercados de muita ansiedade e expectativa. Estar motivado é uma alternativa para deixar a rotina mais leve e valorizar as tarefas finalizadas do seu calendário de estudos", ressalta Marily.


Confiança em si mesmo e bons estudos!