segunda, 02 de agosto de 2021

Eventos

DESTAQUES DE FIM DE ANO

28 DE DEZEMBRO A 5 DE JANEIRO

29/12/2020 às 17:16:52 | Por: TV Cultura

DESTAQUES DE FIM DE ANO

Destaques de Fim de Ano (TV Cultura)

SEMANA DO ANO NOVO


À Brasileira - Bananeira


Na segunda-feira (28/12), é exibido o quarto episódio inédito da série À Brasileira, no qual o chef Maurício Ganzarolli prepara o carro-chefe de seu restaurante Bananeira: Filé de Pescada Assada, que já teve mais de 100 mil pratos servidos. O programa vai ao ar a partir das 19h30, na TV Cultura.


Elas - Mulheres no Cinema - Lucinha Lins


Na segunda-feira (28/12), a série Elas retrata a vida e carreira da atriz, cantora, compositora e apresentadora Lucinha Lins, dona de uma voz que já encantou o Brasil. A eterna gata dos saltimbancos, como também é conhecida, conquistou a TV, o teatro e encantou o cinema. Apresentado por Luciana Vendramini, o episódio inédito na TV aberta vai ao ar às 20h, na TV Cultura.


Roda Viva - Felipe Neto


Na segunda-feira (28/12), a TV Cultura reapresenta o Roda Viva com o youtuber Felipe Neto . A edição, que atingiu quase 3 milhões de visualizações no YouTube, ganhou ampla repercussão nas redes sociais e nos veículos de comunicação. Isso porque, na entrevista, Felipe foi questionado sobre pontos polêmicos de sua trajetória, depressão e, ainda, comentou a respeito de momentos chaves e sensíveis da política brasileira, como o impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e o governo Bolsonaro. Apresentada por Vera Magalhães, a edição vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.


#Provoca - Erika Hilton


Na terça-feira (29/12), Marcelo Tas recebe, no #Provoca, a vereadora mulher mais votada em todo Brasil, Erika Hilton (PSOL), para falar sobre transição. Transição entre anos, eras, mandatos e mentalidades. No programa, ela - que é uma mulher trans e preta - conta sobre os caminhos percorridos para chegar até a Câmara dos Vereadores de São Paulo. Entre os assuntos estão prostituição, política para todos, família e feminismo. Vai ao ar às 22h15, inédito, na TV Cultura.


Paulo César Pinheiro - Sempre Poeta


Vai ao ar na terça-feira (29/12), o primeiro episódio da série documental Paulo César Pinheiro - Sempre Poeta, que retrata os 70 anos do músico brasileiro. No primeiro dos cinco episódios, a série conta com um poema de Paulo César declamado por Rolando Boldrin, além de depoimentos de Maria Bethânia, João Nogueira, Luciana Rabello, entre outros. Vai ao ar a partir de 00h30, na TV Cultura.


TeleMed - Bacteriófagos - Uma Alternativa Aos Antibióticos?


A TV Cultura estreia na quarta-feira (30/12) a série documental TeleMed, produção que aborda o território científico desconhecido nos dias de hoje, apesar do enorme progresso no campo médico nas últimas décadas. No primeiro episódio, a discussão quanto ao uso excessivo de antibióticos, o crescente número de bactérias resistentes e os danos disso para os pacientes. Assim, surge uma possível solução para o caso: a fagoterapia, que ainda não foi objeto de estudo clínico. A edição vai ao ar, pela primeira vez, às 19h30, na TV Cultura.


Noturno - Robert Cray


O Noturno de quarta-feira (30/12) exibe a apresentação de Robert Cray, um dos maiores nomes do blues mundial. Seu som, criado nas raízes dos Estados Unidos, percorreu o mundo, influenciando artistas de diferentes gerações e tocando o coração do público com sua grande técnica na guitarra. De volta ao Brasil em turnê com The Robert Cray Band, o artista traz na bagagem sua fértil trajetória musical em show exibido pelo Noturno, que celebra o que há de melhor na história do blues. Vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.


Os Campeões de Audiência - Primeiro Episódio


Na quarta-feira (30/12), a TV Cultura reapresenta a série documental Os Campeões de Audiência, produzida pela própria emissora e que celebra os 70 anos da TV no Brasil. Com três episódios, a produção dirigida por Henrique Bacana conta com a participação de mais de 70 grandes nomes que fazem parte da história da televisão no país, como Lima Duarte, Tony Ramos, Xuxa, Pedro Bial, Ratinho, Angélica, Tiago Leifert, Rolando Boldrin e muitos outros. "No especial, profissionais de diferentes setores e que são responsáveis por manter essa indústria de informação e entretenimento em atividade, comentam, relembram, analisam e tentam antecipar o próximo capítulo", destaca Henrique Bacana. O primeiro episódio vai ao ar a partir das 23h45, na TV Cultura.


Modernistas - Tarsila do Amaral


Na noite de quarta (30) para quinta-feira (31/12), a TV Cultura reexibe o primeiro episódio da série Modernistas, produzida pela emissora e com direção de Ricardo Elias. A edição fala sobre Tarsila do Amaral e é conduzida pela sobrinha-neta de Tarsila, conhecida como Tarsilinha, destacando a carreira artística da pintora até seu recente sucesso no MOMA - Museu de Arte Moderna de Nova York -, em 2018. Além disso, evidencia a exposição Tarsila Popular, em 2019, no Masp, em São Paulo, e traz um dos únicos registros em vídeo de Tarsila, feito em 1972, que pertence ao acervo da TV Cultura. A atriz Victoria Blat, que atuou na série Dois Irmãos, da Rede Globo, interpreta em alguns momentos a pintora. A edição vai ao ar à 00h45, na TV Cultura.


Jornal da Cultura - Retrospectiva - Parte 2


Na quinta-feira (31/12), o Jornal da Cultura exibe, a partir das 21h15, um resumo do que foi o ano de 2020 no âmbito político. A edição fala sobre os principais acontecimentos das políticas americana e brasileira. O Jornal da Cultura conversa com o empresário Émerson Kapaz e com o economista e doutor em Ciência Política Ricardo Sennes, além de exibir uma matéria especial com a retrospectiva da década que se encerra. Quem comanda o jornalístico no último dia do ano é Ana Paula Couto.


Os Campeões de Audiência - Segundo episódio


O segundo episódio de Os Campeões de Audiência, série da TV Cultura que homenageia os 70 anos da televisão brasileira, vai ao ar na quinta-feira (31/12). Na edição, a censura nos anos 70, a presença da mulher nos programas televisivos, a responsabilidade social da televisão e a guerra pela audiência. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, Paulo Markun, Betty Faria, Regina Duarte, Astrid Fontenelle e outros nomes da televisão estão no programa que é exibido a partir das 23h45, na TV Cultura.


Modernistas - Oswald de Andrade


O segundo episódio da série Modernistas, que fala sobre Oswald de Andrade, vai ao ar na noite da virada do ano, de quinta (31/12) para sexta-feira (1/1), à 00h45. Narrado pela sua filha mais nova, Marilia de Andrade, dançarina e professora da Unicamp, o episódio fala da convivência com o mais ousado e controverso modernista. Além de abordar o esquecimento que Oswald foi submetido até ser resgatado pelo Teatro Oficina.


O Tempo e a Música - Noel Rosa


Na sexta-feira (1/1), vai ao ar o quarto episódio da série O Tempo e a Música - Noel Rosa, que revisita a obra deste compositor e intérprete que revolucionou a música brasileira. A edição mostra como existem depoimentos preciosos na música de Noel, que já foi cantor de rádio, de disco, e sempre que cantava sua música o fazia de forma original. Vai ao ar a partir das 23h15, na TV Cultura.


Os Campeões de Audiência - Terceiro episódio


Vai ao ar na sexta-feira (1/1), o terceiro episódio da série documental Os Campeões de Audiência. Para celebrar os 70 anos da TV brasileira, a produção dirigida por Henrique Bacana contou com mais de 70 grandes nomes que fazem parte da trajetória da televisão. Com um merecido espaço às novelas, telejornais, humorísticos, programas de auditório, femininos e infantis, e outras grandes e inesquecíveis produções que marcam gerações, é exibida a partir das 23h45, na TV Cultura.


Modernistas - Mário de Andrade


Na sexta-feira (1/1), a série Modernistas relata a vida e a obra de Mário de Andrade, um dos principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922. Mário exerceu múltiplas atividades e em cada uma delas foi mais genial que na outra. Ao todo, foi pesquisador, musicista, professor de piano, escritor, agente cultural, folclorista e fotógrafo. O episódio é conduzido pelo seu sobrinho Carlos Augusto de Andrade, e ilustrado por um rico acervo de fotografias, além de uma visita à antiga casa do artista, hoje um centro cultural. O ator Paschoal da Conceição interpreta Mário de Andrade em alguns momentos. Vai ao ar a partir da 00h45, na TV Cultura.


Tito e os Pássaros


No sábado (2/1), a TV Cultura exibe mais uma produção nacional, o premiado filme Tito e os Pássaros. A animação de 2018, dirigida por André Catoto, Gabriel Bitar e Gustavo Steinberg, venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria Melhor Longa-Metragem de Animação, e o Children’s Film Festival Seattle, entre outros prêmios nacionais e internacionais. A produção ainda conta com vozes de estrelas como Denise Fraga, Mateus Solano, Otávio Augusto e Matheus Nachtergaele. Vai ao ar às 16h, na TV Cultura.


Poesia e Prosa com Maria Bethânia


A TV Cultura exibe, no sábado (2/1), um novo episódio da série Poesia e Prosa com Maria Bethânia. João Cabral de Melo Neto é o foco desta edição do seriado em que a cantora coloca em destaque, a partir de conversas descontraídas e afetivas, obras de grandes escritores brasileiros. Bethânia recebe Chico Buarque para o bate-papo e o programa também conta com depoimento de Evaldo Cabral, irmão do autor. A edição inédita vai ao ar a partir das 20h45, na TV Cultura.


Concerto de Ano Novo - Orquestra Filarmônica de Viena


No sábado (2/1), a TV Cultura transmite o tradicional Concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmônica de Viena. O espetáculo será realizado na Musikverein, uma tradicional casa de concertos localizada no centro da capital austríaca, e contará com obras da família Strauss (Johann Strauss I, Johann Strauss II e Josef Strauss) e dos compositores Carl Zeller, Carl Millöcker, Franz von Suppé e Karel Komzák. Com regência do respeitado maestro e diretor musical italiano Riccardo Muti, o espetáculo vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.


Modernistas - Victor Brecheret


Vai ao ar no sábado (2/1), o último episódio da série Modernistas, que desta vez retrata a vida e obra de Victor Brecheret. O genial escultor, conhecido pelas obras espalhadas pela cidade de São Paulo, tem uma trajetória que se mistura com alguns momentos importantes da história da capital paulista e que dialogam com a cultura brasileira. Na edição, a filha do artista Sandra Brecheret fala da biografia do pai, do período em que viveu na Europa, seus grandes monumentos e também das esculturas funerárias que fez ao longo da vida, entre elas a Musa Impassível, exposta na Pinacoteca de São Paulo. O episódio vai ao ar a partir da 00h45, na TV Cultura.


Persona - Nilton Travesso


O primeiro Persona do ano de 2021, que vai ao ar no domingo (3/1), homenageia e entrevista o diretor e produtor Nilton Travesso. Conhecido por produções de sucesso como Éramos Seis (1994) e Chico Anysio Show (1982-1986), ele faz uma avaliação da atual situação da televisão brasileira. O programa ainda faz um passeio pela trajetória pessoal e profissional de Nilton - como o início de sua carreira televisiva na Record TV, em 1953, e a morte precoce de seu pai. A edição conta com depoimentos de Rolando Boldrin, Astrid Fontenelle, Ricardo Corte Real e Irene Ravache. Apresentado por Atilio Bari e Chris Maksud, vai ao ar às 21h, na TV Cultura .


Roda Viva - David Quammen


Na segunda feira (4/1), o Roda Viva entrevista David Quammen. O escritor americano é aclamado por seus livros de ficção e não ficção, como o livro O Contágio (2012), que foi publicado novamente em 2020 e inclui texto do autor falando sobre o novo coronavírus. Quammen já ganhou o prêmio literário da Academia Americana de Artes e Letras, recebeu a medalha de John Burroughs de divulgação em história natural e venceu três vezes o National Magazine Award, além de outras premiações. A edição, comandada por Vera Magalhães, vai ao ar às 22h, na TV Cultura, site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.


#Provoca - Denise Fraga


O #Provoca de terça-feira (5/1) traz como convidada a atriz e escritora Denise Fraga, conhecida por sua participação em produções nacionais icônicas, como O Auto da Compadecida e Retrato Falado. Na entrevista, Denise comenta, entre outros assuntos, sobre o impacto da pandemia na vida dos profissionais de cultura e sua rotina em casa ao lado da família. Apresentado por Marcelo Tas, o programa vai ao ar a partir das 22h15, na TV Cultura e no canal oficial do programa no YouTube.