domingo, 05 de dezembro de 2021

Saúde

Descoloração capilar: Saiba como manter os fios saudáveis

Especialista da Aneethun explica a importância do uso de produtos adequados

19/11/2021 às 17:59:39 | Por: Dezoitocom

Descoloração capilar: Saiba como manter os fios saudáveis

Descoloração capilar: Saiba como manter os fios saudáveis (Divulgação)

A descoloração capilar é uma técnica frequentemente utilizada nos processos de mudança no visual. O método consiste na aplicação de produtos químicos, que agem diretamente nos pigmentos naturais das madeixas a fim de clareá-las. Para obter o resultado desejado e prevenir danos aos fios, é necessário cuidados específicos com o cabelo antes, durante e após o procedimento.


Renata Lima, Coordenadora de Educação da Aneethun, marca especialista em produtos de alto padrão direcionados para o segmento profissional de beleza e home care, explica que o serviço de clareamento exige muita atenção pelos riscos que apresenta. "A ação química faz com que os fios fiquem mais fragilizados e quebradiços. Isso acontece, porque o processo de descoloração abre as cutículas do cabelo e age diretamente no córtex, estrutura mais interna do fio, clareando os grânulos de melanina, para atingir o resultado esperado. Além disso, durante o processo de descoloração, algumas ligações químicas do fio, como as ligações dissulfídicas, correm o risco de serem rompidas, o que pode alterar a estrutura do cabelo e fazer com que os fios percam a sua forma", afirma.


A expert esclarece que, embora o procedimento seja mais agressivo para a saúde das madeixas, há maneiras adequadas de submeter os fios às mudanças, para que ele suporte as alterações causadas pela descoloração. A rotina de cuidados consiste no uso de fórmulas que assegurem a nutrição regular e a resistência do cabelo. De acordo com a especialista, itens com propriedades específicas ajudam a preservar as madeixas ao oferecer mais nutrição, brilho e força. "É indicada a realização de tratamentos nutritivos e reconstrutores para evitar o ressecamento e a quebra. Atualmente, existem produtos que garantem nutrição profunda, previnem as pontas duplas e o frizz, além de auxiliarem na reposição dos minerais essenciais as madeixas. Dessa forma, os danos causados pela química podem ser minimizados", destaca.


Segundo Renata, o uso de um pó descolorante que preserve a estrutura e ofereça resistência às ligações químicas dos fios é fundamental para se ter um resultado de qualidade. "Fórmulas enriquecidas com óleos ricos em vitaminas, ácidos graxos e sais minerais contribuem para a hidratação, saúde e vitalidade capilar" relata.


Além disso, para proteger e fortalecer a estrutura dos cabelos e oferecer resistência e força durante o serviço de clareamento, a profissional recomenda a utilização de produtos que tenham em sua composição colágeno hidrolisado. "Essas propriedades, associadas às demais, impedem o enfraquecimento e o dano, certificando uma descoloração segura, além de proporcionar uma experiência sensorial impecável", finaliza.