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Critérios de compra de imóveis evoluem e incorporam novas demandas dos consumidores

Geração Z busca imóveis compactos e conectados; procura por segurança e soluções para uma rotina mais e

18/12/2025 às 16:24:35 | Por: Phábrica de Ideias - Assessoria de Comunicação e relacionamento com a imprensa

Critérios de compra de imóveis evoluem e incorporam novas demandas dos consumidores

(Divulgação)

A decisão de adquirir um novo imóvel tem sido guiada por fatores que refletem mudanças nos hábitos de moradia e no estilo de vida dos brasileiros. De acordo com levantamento interno da Perplan Incorporação, realizado a partir da análise do perfil de clientes ativos e potenciais, os compradores têm buscado soluções distintas, mas igualmente alinhadas a uma vida mais conectada, eficiente e flexível, valorizando atributos como localização, segurança, conveniência e a credibilidade da marca.
 
As informações fazem parte de um monitoramento contínuo conduzido pela Perplan Incorporação, que cruza dados de vendas, atendimento comercial e estudos de mercado para compreender as transformações no modo de morar e orientar o desenvolvimento de novos projetos. Um dos principais focos do estudo é a Geração Z, com crescimento contínuo entre os compradores recentes de empreendimentos. 
 
“Estamos atentos às mudanças de comportamento e às novas dinâmicas urbanas para desenvolver empreendimentos alinhados às reais necessidades dos consumidores, sempre com base em dados, pesquisa e leitura consistente do mercado”, comenta Gustavo Pereira, gerente comercial executivo da Perplan Incorporação.
 
Geração Z impulsiona demanda por imóveis compactos e conectados
 
O levantamento interno da Incorporadora indica que a Geração Z apresenta maior adesão a plantas compactas, entre 43 m² e 72 m², priorizando empreendimentos que ofereçam infraestrutura de lazer e recursos tecnológicos como diferenciais decisivos no momento da compra. “Esse perfil busca praticidade, conectividade e soluções alinhadas a um estilo de vida dinâmico, o que tem orientado o desenvolvimento de projetos voltados a esse público”, explica Rafael Batista, diretor de incorporação da empresa. 
 
Nesse contexto, os empreendimentos MB Park e Riverside MB, em Ribeirão Preto, e o Floriano 1680, em Franca, concentram, juntos, mais de 66% das aquisições realizadas por consumidores da Geração Z dentro do portfólio da incorporadora, refletindo a aderência desses projetos às expectativas e hábitos dessa nova geração de compradores.
 
“Os números evidenciam uma mudança estrutural no perfil do comprador, com a Geração Z priorizando imóveis mais compactos, conectados e com soluções de lazer integradas, o que exige projetos cada vez mais eficientes e aderentes a esse novo padrão de consumo”, afirma Gustavo Pereira. 
 
Novos hábitos redefinem a escolha do imóvel
 
Entre as famílias, hoje formadas por composições cada vez mais diversas, a preferência está em endereços que facilitem os deslocamentos diários e ofereçam acesso próximo a serviços essenciais, como mercados, academias e farmácias. A segurança estrutural e operacional continua sendo um dos principais critérios, assim como cresce a demanda por plantas versáteis, capazes de se adaptar às diferentes fases da vida, e por regiões com perspectivas de expansão urbana e valorização futura. “Isso exige flexibilidade, boa localização e uma estrutura que permita evolução ao longo dos anos”, complementa Rafael Batista. 
 
Já no público de solteiros, o foco recai sobre imóveis compactos, com manutenção IPTU e condomínios mais baratos. Esse perfil também demonstra forte interesse no conceito de Pay Per Use, modelo que permite o acesso a serviços e facilidades sob demanda. “O comportamento de compra está cada vez mais associado à forma como cada indivíduo vive sua rotina”, finaliza o especialista.