quarta, 24 de fevereiro de 2021

Saúde

Conheça os benefícios da cúrcuma para a sua saúde

Também chamada de açafrão da terra, a especiaria pode ser uma excelente opção

11/02/2021 às 17:01:24 | Por: E4 Agência

Conheça os benefícios da cúrcuma para a sua saúde

Cúrcuma (Divulgação)

A cúrcuma ou açafrão da terra é uma especiaria popularmente conhecida por sua cor amarela e aroma marcante. De origem asiática, ela é muito utilizada no mundo devido à variedade de propriedades benéficas para a saúde e ao sabor característico. No mercado, a especiaria pode ser encontrada in natura ou em pó, utilizada na culinária para preparos quentes e frios, e em cápsula, as quais facilitam o consumo no dia a dia e podem proporcionar melhor efeito terapêutico.
A nutricionista e consultora da New Millen, Bruna Nogueira, explica que a curcumina, fitoativo presente na especiaria, possui diversos benefícios para a saúde. "Ela contribui na modulação da inflamação e no estresse oxidativo, condições que estão por trás de diversas patologias e envelhecimento acelerado. Ela pode ser aliada na prevenção e tratamento de diferentes quadros, como melhora da imunidade, auxílio no cuidado da saúde mental e da pele". Confira a seguir os nove principais benefícios da cúrcuma para a saúde.


Contribui para a melhora da imunidade
Devido à curcumina, a cúrcuma desempenha papel importante na modulação do sistema imunológico. Segundo a nutricionista, a especiaria, além de ter efeito anti-inflamatório e antioxidante, atua tanto no aumento da resposta imunológica, quanto a suprimindo quando necessário, por exemplo, em quadros alérgicos, agindo na ação das células imunológicas.

Aliada da saúde da pele
A curcumina desempenha um papel importante de protetor da pele devido à sua ação na redução do estresse oxidativo causado pela exposição solar, que pode acelerar o envelhecimento cutâneo e também, relaciona-se com o desencadeamento de câncer de pele. Além disso, devido ao seu efeito anti-inflamatório, seu uso é aliado do tratamento da acne e da psoríase.

Auxilia na saúde mental
A suplementação com cúrcuma pode auxiliar na modulação de doenças mentais como a ansiedade, depressão e Alzheimer. "Isso porque a curcumina, o fitoativo da cúrcuma, é capaz de regular a concentração dos neurotransmissores, reduzir a inflamação, melhorar a neuroplasticidade, reduzir o estresse oxidativo, entre outros mecanismos que estão por trás da fisiopatologia destas desordens mentais", explica Bruna Nogueira.

Contribui para a modulação do colesterol e no controle glicêmico
A suplementação com cúrcuma em indivíduos com síndrome metabólica, ou seja, condições que aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como excesso de gordura e aumento de açúcar no sangue, é eficaz para a redução de triglicerídeos, colesterol total, glicemia de jejum e hemoglobina glicada.

Promove a proteção gástrica
A curcumina demonstra efeito gastroprotetor, ou seja, auxilia na proteção do estômago ao contribuir com a secreção de mucina, que compõe o muco gástrico.