terça, 20 de outubro de 2020

Saúde

Como cuidar da saúde ocular das crianças?

eÓtica dá 7 dicas para evitar possíveis problemas em relação à visão dos pequenos

15/10/2020 às 15:31:27 | Por: Divulgação

Como cuidar da saúde ocular das crianças?

Saúde ocular das crianças (Divulgação)

No Brasil, mais de 250 mil jovens entre cinco e 15 anos têm dificuldade em enxergar, segundo dados levantados pelo Conselho de Oftalmologia Brasileiro (COB). Já de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 60% e 80% dos casos registrados, podem ser evitados quando diagnosticados para recebimento do tratamento adequado. Para auxiliar mães e pais no cuidado com a saúde ocular dos filhos, a eÓtica , maior e-commerce de óculos do Brasil, listou algumas dicas que podem evitar problemas em relação à visão das crianças. Confira:


• A primeira consulta ao oftalmologista deve ocorrer aos seis meses de idade e seguir com check-ups todos os anos. Isso porque o desenvolvimento visual acontece com maior intensidade até os três anos e se completa por volta dos sete. Assim, um diagnóstico precoce pode evitar determinados problemas ou já tratá-los logo no início, além de auxiliar em um desenvolvimento perfeito da visão.


• Óculos de sol e bonés também são importantes para bebês e crianças. Em estações mais quentes e secas, como a primavera e verão, os olhos ficam mais sensíveis e propícios a infecções, reações alérgica, etc. E vale sempre lembrar que os óculos precisam ter uma boa procedência, uma vez que devem oferecer proteção contra raios UV.


• Fique atento aos sinais! Sempre que observadas alterações como secreções, vermelhidão, manchas e lacrimação, um oftalmologista deve ser procurado. Além disso, caso a criança reclame de visão embaçada ou dê sinais de dificuldade para enxergar, o ideal é procurar rapidamente um especialista.


• Não permita que bebês e crianças tenham exposição frequente a luz de computadores, smartphones, televisores e tablets, pois também pode causar danos aos olhos, levando a irritação, fadiga e ressecamento. Quando houver exposição, lembre-se de regular a luz emitida pelos eletrônicos de acordo com a luminosidade local.


• Não deixe as crianças terem contato com produtos que não tenham alguma indicação médica. Alguns cosméticos de beleza e cuidado pessoal podem causar uma reação alérgica grave e afetar diretamente os olhos.


• E nada de coçar! Tente evitar que as crianças cocem os olhos com frequência, pois pode causar lesões. É importante entender o que está levando a coceira, consultando um médico que pode indicar colírios e outros tratamentos para acabar com o incômodo.


• Mantenha a casa, roupas e brinquedos frequentemente limpos, sem a necessidade de uso de produtos de limpeza, que podem ser alérgicos, mas evitando a existência de poeiras, ácaros e mofo, também responsáveis por problemas oculares. O ambiente sempre deve estar bem arejado, inclusive.


 


eÓtica


A eÓtica , maior e-commerce de vendas de óculos do Brasil, tem em seu acervo mais de 3000 mil modelos de óculos de mais de 60 marcas, entre nacionais e internacionais, além de lentes de contato e sua marca própria, a Lema 21. O objetivo da empresa é democratizar o acesso a óculos de sol e grau aos brasileiros, por meio de uma experiência completa, atendimento humanizado e tecnologia. Fundada em 2011, a empresa já entregou mais de 600 mil pedidos.