sexta, 17 de setembro de 2021

Eventos

Blumenau investe em centro histórico revitalizado com novas atrações

Atrações turísticas no Centro Histórico destacam a rica herança cultural dos alemães.

09/08/2021 às 08:17:26 | Por: Global Vision Access

Blumenau investe em centro histórico revitalizado com novas atrações

Eventos em Blumenau (Divulgação)

Roteiro pela área histórica reúne mais de 20 atrativos, entre praças, igrejas e museus.



Museu da Cerveja de Blumenau – Crédito: Bruno Vicentainer

Fundada por imigrantes alemães na metade do século 19, Blumenau é retrato fiel da herança germânica no país. A partir da emblemática Rua XV de Novembro, o visitante volta no tempo ao caminhar pelo centro histórico da cidade. Lá estão reunidas construções típicas ao estilo enxaimel, monumentos e museus que simbolizam os costumes e as tradições de Blumenau.


O Museu da Cerveja é um deles. O espaço destaca a produção cervejeira da cidade e explica porque Blumenau é detentora do título de Capital Brasileira da Cerveja. Em breve, o museu irá proporcionar uma nova experiência sensorial e interativa ao turista. A visita ao Museu da Cerveja também vale por sua localização. Ele está instalado na Praça Hercílio Luz, local onde os primeiros 17 imigrantes alemães se estabeleceram para fundar a cidade.



Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau – Crédito: Bruno Vicentainer

Para continuar a imersão na cultura da cidade, os museus da Família Colonial e de Hábitos e Costumes apresentam ao visitante objetos, móveis, vestimentas e utensílios usados pelo povo local desde o final do século 19. No Museu da Família Colonial estão expostas mais de 6.200 peças pertencentes ao fundador de Blumenau, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau.


Nos fundos do Museu, o viajante tem ainda a oportunidade de conhecer uma pequena floresta nativa com diferentes espécies plantadas pelo próprio fundador e o curioso Cemitério dos Gatos. No local estão sepultados nove gatos de Edith Gaertner, sobrinha-neta do fundador da cidade. Sua paixão pelos felinos fez com que ela enterrasse os gatos com direito as túmulos e lápides com os nomes gravados. O espaço é aberto ao público.


O passeio pelo centro histórico contempla ainda a Praça Dr. Blumenau e seu grande mosaico de cacos de pisos e azulejos, outra homenagem de Blumenau ao seu fundador. Palco para diversas manifestações culturais, a Praça irá passar por uma revitalização completa para abrigar novos espaços gastronômicos.



Praça Victor Konder (Praça da Estação) – Crédito: Prefeitura de Blumenau

Outro lugar icônico do centro histórico que passará por uma importante renovação é a Praça Victor Konder (Praça da Estação), que fica no entorno do prédio em estilo enxaimel da Prefeitura de Blumenau. A mudança terá como inspiração a primeira estação de trem de Blumenau que ali operou. Já a locomotiva Macuca, maior símbolo desse momento histórico da cidade e que hoje fica em frente à Prefeitura, ganhará uma nova roupagem. O local abriga ainda o curioso Relógio de Flores, único no Estado de Santa Catarina.


City Tour – Uma linha city tour também está nos planos de Blumenau. Em formato inspirado no ônibus panorâmico de Londres, London Bus, o city tour será uma nova alternativa para o visitante conhecer as atrações do centro histórico de Blumenau.


Para saber mais sobre Blumenau, acesse www.turismoblumenau.com.br e o site www.gvanoticias.com 



Sobre Blumenau


Município do Estado de Santa Catarina, situado na região do Vale Europeu, Blumenau foi colonizada em 1850 pelo médico farmacêutico e filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou à cidade acompanhado de outros 17 colonos, também da Alemanha. Mais tarde, chegaram imigrantes vindos da Itália e Polônia. Blumenau possui uma série de atrativos como museus, monumentos, praças e casas no estilo enxaimel, além de organizar eventos e festas responsáveis pelo incremento da economia local e pela movimentação de milhares de turistas. A cidade sedia a Oktoberfest Blumenau, a segunda maior do mundo e a maior festa alemã da América do Sul, e é oficialmente a Capital Brasileira da Cerveja. Blumenau está entre as dez maiores e melhores cidades do Brasil e é detentora dos selos Safe Travels, da WTTC, e Viaje+SC, da Santur, que a qualifica como um destino seguro para o turismo.


Sobre a Global Vision Access


A Global Vision Access é uma empresa de comunicação e marketing em turismo, reconhecida no mercado nacional e internacional. A GVA facilita a entrada e a consolidação de destinos turísticos no mercado brasileiro, oferecendo serviços de planejamento estratégico, marketing e relações públicas e sempre se destacando com os projetos especiais que desenvolve. Fazem parte do portfólio da empresa Blumenau, Jordânia, Mônaco, Ilhas Seychelles e Turkish Airlines. Também inclui-se ao portfólio da GVA parcerias estratégicas com organizações e empresas de outras indústrias que buscam maximizar exposição, oportunidades de negócios e retorno sobre o investimento para cada cliente.