domingo, 11 de abril de 2021

Saúde

Alimentação e como ela pode ajudar na depressão e ansiedade

O ideal é manter sempre uma alimentação balanceada e rica em nutrientes

17/03/2021 às 09:22:59 | Por: Agência Viva

Alimentação e como ela pode ajudar na depressão e ansiedade

Depressão (Divulgação)

O ideal é manter sempre uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, também frutas como banana, melancia, mamão e abacate, que são fontes de triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina


O consumo elevado de alimentos ricos em gorduras trans e saturadas aumenta os riscos de depressão, pois com a baixa taxa de nutrientes necessários em nosso organismo para que o cérebro funcione corretamente, podem surgir processos inflamatórios no sistema nervoso causando a morte de neurônios, facilitando assim, o aparecimento de distúrbios mentais, entre eles a depressão.


Alguns alimentos possuem enormes quantidades de sódio, gorduras, conservantes e corantes, e, afetam diretamente nosso sistema neurológico, como os fast foods e refrigerantes. Também deve-se evitar adoçantes artificiais, pois estes promovem a queda de serotonina (que é o hormônio responsável por pelo bom humor), consumo excessivo de cafeína, óleos hidrogenados, comidas processadas e açúcar refinado.


O ideal é manter sempre uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, também frutas como banana, melancia, mamão e abacate, que são fontes de triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina. Entre outros alimentos que combatem a depressão estão: hortaliças verde-escuras, laranja, iogurte e leite desnatado, mel, batata-doce, lentilha, peixes e frutos-do-mar, soja e aveia, entre outros.


Estudos revelam que a suplementação de probióticos e vitaminas, como as do complexo B e D3 pode ajudar na melhora da depressão e ansiedade.


Nutrientes como o Ômega 3, presente em diversos alimentos, como peixes e nozes, têm função protetiva do cérebro. “Devemos também ressaltar a importância de investir em uma alimentação saudável e atividades físicas para melhorar o bem-estar pessoal e ter uma melhor qualidade de vida, além de priorizar o equilíbrio entre corpo e mente para prevenir doenças ou distúrbios mentais”, explica Dr. Elifas Rodrigues, médico do esporte e nutrólogo.


Também é viável buscar o acompanhamento de profissionais especializados, os quais poderão oferecer auxílio médico e caminhos para superar distúrbios como depressão, ansiedade e compulsão alimentar. “Em crises mundiais, como a pandemia do Covid-19, as pessoas tendem a ficar ainda mais preocupadas, ansiosas e compulsivas, portanto, mais do que nunca, é preciso cuidado e atenção”, finaliza Dr. Alisson Melo, médico do esporte e nutrólogo.


 


Sobre a Clínica Benessere e médicos nutrólogos - uma medicina que vai além do conceito mais tradicional da palavra. Para a equipe da Benessere, o paciente está no centro dos cuidados, tendo cada um de seus componentes observados: mente, corpo e espírito. Portanto, a clínica entende a saúde não só como a ausência de doenças, mas sim como o completo restabelecimento do bem-estar dos pacientes, proporcionado pela integração de todas as nossas terapias.


 


Dr. Elifas Rodrigues - CRM 143.152-SP


Atua na área de medicina funcional, tendo como foco a visão preventiva e integrativa da medicina, dando especial atenção ao estilo de vida, fatores ambientais e nutrição na predisposição a doenças crônicas e sua prevenção. Destaca o papel da nutrição na qualidade de vida e na prevenção de doenças degenerativas e valoriza o aporte de nutrientes e antioxidantes no equilíbrio e modulação do envelhecimento celular (nutrigenômica). Tem como modelo de trabalho o equilíbrio entre mente e corpo, equilíbrio bioquímico e metabólico, modulação hormonal, hipertrofia muscular, emagrecimento, envelhecimento saudável, manuseio do estresse e fadiga crônica e redução dos efeitos tóxicos ambientais.


Atua na área estética, somando estratégias terapêuticas que vão desde dieta e mudança de estilo de vida até tratamentos corporais e faciais com equipamentos de altíssima qualidade para melhora da composição corporal, rejuvenescimento facial e afins.


 


Dr. Alisson Melo - CRM 125.761-SP


Atua na área da medicina preventiva e integrativa, na qual as doenças crônico- degenerativas, obesidade, distúrbios afetivos, doenças neurológicas, doenças infecciosas, bem como as dores e feridas crônicas, podem ser prevenidas e tratadas dentro de um conceito mais abrangente. Nessa especialidade, o foco é a prevenção e modificação do curso natural das doenças e, principalmente, melhora da qualidade de vida e bem-estar.


Além disso, também atua na melhora da composição corporal, performance física, hipertrofia muscular e emagrecimento, com estratégias terapêuticas que vão desde suplementação e orientação à mudança de estilo de vida até tratamentos com equipamentos de altíssima qualidade e complexidade.