segunda, 24 de janeiro de 2022

Saúde

Alerta para o consumo excessivo de light e diet com intuito de emagrecimento

Os alimentos classificados como diet e light podem ser considerados saudáveis?

07/01/2022 às 14:58:21 | Por: Hospital IGESP

Alerta para o consumo excessivo de light e diet com intuito de emagrecimento

Alerta para o consumo excessivo de light e diet (Divulgação)

Os alimentos classificados como diet e light podem ser considerados saudáveis? Será que eles têm o poder de emagrecer? ‎Dr. Andrea Bottoni, médico nutrólogo do Hospital IGESP, explica quais são as diferenças e alerta para o consumo excessivo.


Segundo o especialista, em geral, os alimentos diet e light são isentos de algum nutriente, como açúcar ou gordura. No light, o produto tem uma redução de, pelo menos, 25% de gordura ou açúcar e, automaticamente, é um pouco menos calórico do que a versão tradicional.


Já o alimento diet não contém determinado ingrediente, sendo o açúcar o mais comum e, geralmente, o consumo está relacionado à alguma patologia, como a recomendação de chocolate sem açúcar para um paciente que tem diabetes, doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue.


O médico esclarece que a redução ou ausência de um nutriente implica no aumento da quantidade de outros componentes, como gordura e sódio. Por isso, um alimento diet pode ser mais calórico que um chocolate comum e precisa ser ingerido dentro de um contexto de alimentação saudável que respeite hábitos, gostos e necessidades. "O ser humano, geralmente, se atrai por produtos que prometem facilitar o alcance de um desejo, como o emagrecimento. Mas, na realidade, a pessoa que escolhe diet e light está consumindo alimentos mais processados e industrializados com mais sal, sódio e gordura", alerta.


Dr. Andrea explica que o mais importante para a perda de peso com saúde é manter uma alimentação saudável a base de frutas e vegetais e não buscar por alimentos com palavras que remetem ao emagrecimento. "Não se deixe encantar demais por essas palavras mágicas", aconselha.


Sobre o Hospital IGESP


Fundado em 1956, o Hospital IGESP é um hospital geral de máxima eficiência e perfil cirúrgico, conceito atestado em sua competente equipe de profissionais da saúde, mobilizada para cuidar dos pacientes de forma global. O corpo clínico é composto por especialistas renomados que estão em constante processo de atualização e aprimoramento de novas técnicas que visam garantir a eficiência da assistência e o bem-estar dos pacientes.