domingo, 11 de abril de 2021

Culinária

3 receitas para experimentar no Dia Mundial Sem Carne que vão além das saladas

De entreveiro a escondidinho, são diversas opções para uma dieta equilibrada

15/03/2021 às 10:31:53 | Por: Excom

3 receitas para experimentar no Dia Mundial Sem Carne que vão além das saladas

Dia Mundial Sem Carne é celebrado em 20 de março (Envato Twenty20)

O Dia Mundial Sem Carne (20 de março) foi criado em 1985, nos Estados Unidos, pela Farm Animal Rights Movement (FARM) e há mais de 30 anos vem desafiando as pessoas a substituírem produtos alimentícios de origem animal por uma refeição vegana ou vegetariana. O objetivo da iniciativa é comprovar que é, sim, possível ter uma alimentação equilibrada, prazerosa e saborosa sem o consumo animal, e ainda ajudar na sustentabilidade do planeta e a melhorar a própria saúde. Só no Brasil, de acordo com uma pesquisa do IBOPE Inteligência realizada em 2018, 14% da população se declara vegetariana.


Atenta à essa tendência, a Vapza Alimentos – empresa que trabalha com alimentos saudáveis e práticos embalados a vácuo e cozidos a vapor – conquistou, em 2019, a Certificação Vegan Internacional. O selo é emitido pela Vegan Society que comprova a procedência vegana da linha. São vários produtos que não possuem qualquer origem animal, e reforçam a preocupação da empresa com a sustentabilidade e o meio ambiente.


Para o Dia Mundial Sem Carne, a Vapza separou três indicações que utilizam suas criações e vão muito além das tradicionais folhas. Confira abaixo todos os ingredientes necessários e o modo de preparo simplificado de cada um dos pratos:


 



Entreveiro Vegano de Grão de Bico


Ingredientes


1 Kg de Grão de Bico VAPZA


200 gramas de Pimentão Verde (cubos)


200 gramas de Pimentão Amarelo (cubos)


200 gramas de Pimentão Vermelho (cubos)


200 gramas de Cebola (cubos)


200 gramas de Abobrinha (cubos)


200 gramas de Tomate (cubos)


40 gramas de alho (picado)


60 ml de azeite


20 gramas de salsinha (picada)


20 gramas de manjericão (picado)


30 gramas de sal


7 gramas de Pimenta do reino


10 gramas de Páprica Picante


Modo de preparo


Em uma panela, coloque o azeite e o alho – deixe dourar. Em seguida, acrescente os pimentões, abobrinha, cebola e refogue. Após refogar, adicione o Grão de Bico Vapza e misture. Tempere com sal, pimenta do reino e páprica picante. Finalize com salsinha e manjericão.


 


Escondidinho Vegano


Ingredientes


2,5 Kg de Mandioquinha VAPZA


60 ml de Azeite


60 gramas de Alho picado


300 gramas de Abobrinha ralada


300 gramas de Cenoura ralada


300 gramas de Cogumelo Paris cortado em tiras


300 gramas de Beringela picada


200 gramas de Cebola em cubos


200 gramas de Sal


7 gramas de Pimenta do Reino


30 gramas de Salsinha picada.


Modo de Preparo


Em um recipiente, coloque a Mandioquinha Vapza e amasse até formar uma massa lisa e sem grumos até ter a consistência de um purê. Coloque 20 ml de azeite e metade do alho e deixe dourar. Adicione o purê de Mandioquinha e misture. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve. Em uma panela, coloque o restante do azeite e do alho e deixe dourar. Adicione a beringela e o cogumelo e refogue. Em seguida, adicione a cebola, a cenoura e a abobrinha e refogue. Tempere com sal, pimenta do reino e salsinha. Reserve. Em uma travessa, coloque a metade do purê e espalhe no fundo. Em seguida, adicione o refogado e finalize com a outra metade do purê. Leve ao forno e deixe aquecer até dourar.



7 Grãos Orgânico Vapza


Ingredientes


250 gramas de 7 Grãos Orgânicos Vapza


150 gramas de brócolis em pequenos pedaços


50 gramas de cebola picada


10 gramas de alho picado


30 ml de azeite


10 gramas de sal


Modo de Preparo


Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione os brócolis e refogue deixando “al dente”. Em seguida, adicione o 7 Grãos Orgânicos Vapza. Deixe aquecer e sirva em seguida.


 


Sobre a Vapza


A Vapza nasceu em 1994, em terra fértil, nos campos gerais do Paraná. A história está ligada ao pequeno produtor e desenvolvimento de produtos saudáveis e práticos. Os alimentos passam por um processo rigoroso de seleção e são embalados à vácuo. Após esse processo, eles são cozidos no vapor dentro da própria embalagem, esterilizando o alimento e dispensando o uso de conservantes. A Vapza possuí as certificações BRCG, HACCP que garantem a saudabilidade e segurança dos alimentos. Hallal e Kosher que são para dietas específicas. Certificação Vegan Internacional, pois o processo permite que não haja contaminação cárnea e certificação Orgânica internacional.