terça, 26 de outubro de 2021

Saúde

16 de Setembro

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose

16/09/2021 às 12:40:30 | Por: Maquina Cohn Wolf

16 de Setembro

Prevenção a Trambose (Divulgação)

A trombose é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas, que pode bloquear o fluxo de sangue e causar inchaço e dor na região. Comum após cirurgias, cortes ou falta de movimentos por muito tempo, o quadro pode ser mais grave, caso o coágulo se desprenda e se movimente na corrente sanguínea, evoluindo para uma embolia pulmonar - ou tromboembolismo pulmonar.


Apesar de ser um problema que afeta mais mulheres, homens também podem ter trombose, pois é uma doença que possui casos e fatores de risco diversos. Dentre eles, estão: o uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal; tabagismo; hereditariedade; idade avançada; casos de insuficiência cardíaca; tumores e obesidade.


Há também diferentes manifestações da doença, como por exemplo, a venosa profunda, a forma mais comum. Outra variação conhecida é a trombose arterial, ou seja, trombos que se formam nas artérias, bloqueando-as totalmente - quando existe uma obstrução total das artérias do cérebro, por exemplo, ocorre o que é conhecido como Acidente Vascular Cerebral (AVC) - e, por fim, a trombose hemorroidaria, que implica no desenvolvimento de um nódulo com edema e de coloração arroxeada na margem anal.


Assim como as causas e suas manifestações, os sintomas da trombose são variados, sendo que o paciente pode apresentar um quadro assintomático, que levaria a um diagnóstico mais lento, ou até mesmo sentir dores, calores, vermelhidão e rigidez na musculatura. Portanto, deve-se procurar o médico especialista o mais rápido possível. Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento da trombose deve começar imediatamente.


Para falar sobre o tema e esclarecer todas as dúvidas - inclusive relacionadas à trombose em pacientes com Covid-19 ou em decorrência de vacinas - no Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose, celebrado em 16 de setembro, os especialistas do Hcor estão à disposição para entrevistas.