Culinária

    Polenta com ragu de músculo

    Ingredientes 
    4 colheres (sopa) de óleo
    1 kg de músculo limpo, cortado em cubos médios e temperados com sal e pimenta-do-reino a gosto
    2 colheres (sopa) de farinha de trigo torrada
    2 garrafas de vinho tinto seco
    Meio tablete de caldo de carne esfarelado
    250 g de polenta pré-cozida
    2 litros de caldo de carne (4 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 2 litros de água)
    2 colheres (sopa) de azeite
    1 colher (sopa) de manteiga
    Sal e pimenta-do-reino a gosto
    100 g de queijo parmesão ralado grosso
    300 g de queijo parmesão ralado

    Modo de preparo
    1. Numa frigideira com o óleo doure 1 kg de músculo limpo, cortado em cubos médios e temperados com sal e pimenta-do-reino a gosto.
    2. Coloque uma panela de pressão para aquecer em fogo médio e coloque a carne já dourada (acima). Polvilhe a farinha de trigo torrada e mexa para envolver bem a carne. Acrescente as garrafas de vinho tinto seco e o tablete de caldo de carne esfarelado,tampe a panela e cozinhe na pressão por +/- 1 hora (conte após a panela começar a chiar). Retire a carne da panela e desfie-a. (OBS: o ponto certo do cozimento da carne é quando você conseguir desfiá-la só com o auxílio de 2 garfos). Depois de desfiada, volte a carne para a panela onde está o molho e reserve.
    3. Numa outra panela fora do fogo misture a polenta pré-cozida com os litros de caldo de carne (4 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 2 litros de água) e o azeite. Leve a panela para o fogo médio e deixe até engrossar (+/- 20 a 25 minutos). Desligue o fogo e adicione 1 colher (sopa) de manteiga, o queijo parmesão ralado grosso, sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa vigoramente para dar brilho na polenta. Reserve.

    Montagem
    4. Num refratário untado com manteiga faça camadas da seguinte maneira: coloque no fundo metade do molho com a carne desfiada, depois faça uma camada com metade da polenta (DICA: se quiser passe uma espátula untada com azeite sobre a polenta para deixar a superficie bem lisinha) e polvilhe metade do parmesão ralado. Repita as camadas na mesma ordem e termine polvilhando mais queijo parmesão ralado. Leve o refratário ao forno pré-aquecido a 200º C por uns 5 minutos para gratinar.

     
    Veja mais »