Culinária

    Estufado de boi com legumes

    Ingredientes 
    1 ½kg de rabo de boi cortado em pedaços de 2cm
    2 folhas de louro
    3 colheres (sopa) de azeite
    2 cebolas picadas
    4 dentes de alho amassados
    1 colher (sopa) de páprica picante
    1 colher (chá) de curry
    1 colher (chá) de cominho moído
    1 colher (chá) de colorau 
    4 colheres (sopa) de molho de soja
    2 ½ litros de caldo de carne (3 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 2 ½ litros de água)
    Sal a gosto
    1 cenoura cortada em cubos 
    8 batatas bolinhas com casca
    1 batata doce grande cortada em cubos
    1 alho-porró cortado em rodelas grossas
    1 berinjela cortada em cubos
    100g de vagem cortada ao meio
    1 pimentão vermelho cortado em cubos
    50g de arroz cru torrado
    30g de amendoim torrado

    Modo de preparo 
    Numa panela coloque o rabo de boi, as folhas de louro, cubra com água e leve ao fogo médio para ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, transfira o rabo para uma tigela e leve para a geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte e com uma colher retire o excesso de gordura da superfície. Escorra e reserve.
    Numa panela de pressão coloque o azeite e doure as cebolas e o alho. Acrescente a páprica, curry, cominho, colorau, molho de soja e os pedaços de rabo de boi (reservados acima) e refogue por 5 minutos. Junte o caldo de carne, sal, tampe a panela e quando pegar pressão deixe por 40 a 45 minutos. Retire a tampa da panela e siga a seguinte ordem para cozinhar os legumes: primeiro coloque a cenoura e cozinhe por 3 minutos. Depois coloque as batatas e cozinhe por mais 3 minutos. Acrescente a batata doce e cozinhe por mais 3 minutos. Junte o alho-porró, a berinjela, a vagem e o pimentão vermelho e cozinhe por 3 minutos.
    Dica: depois deste cozimento, verifique se os legumes estão todos cozidos. Caso algum ainda esteja al dente, deixe cozinhar por mais 3 minutos todos juntos. Transfira os legumes para um refratário e mantenha-os aquecidos no forno. Reserve.
    Num liquidificador coloque o arroz e o amendoim e bata até obter uma farofa fina. Acrescente esta farinha na panela onde está o rabo de boi (reservado acima) e misture bem até engrossar o molho (de 5 a 10 minutos). Sirva em seguida com os legumes cozidos.

     
    Veja mais »