Culinária

    Pirulito de rabada no caixote

    Ingredientes 
    2kg de rabo de boi
    1kg de lingüiça de porco
    6 cebolas cortadas bem finas
    200ml de suco de limão
    200ml de cachaça
    2 folhas de louro
    40g de sal
    100ml de óleo
    8 dentes de alho picado
    2 cebolas grandes picadas
    5 tomates maduros
    200ml de vinho branco
    30g de urucum ou coloral
    40g de salsinha picada
    Molho de pimenta a gosto
    1 maço de agrião

    Modo de preparo 
    Corte a rabada nas juntas e retire o excesso de gordura. Lave bem, coloque em uma panela, cubra com água e adicione o limão e a cachaça, o louro e o sal, intercalando camadas de rabada e de lingüiça toscana. Cozinhe por 1 hora. Retire o limão e desligue o fogo. Deixe esfriar e transfira para um recipiente fechado. Deixe descansar na geladeira por um dia.
    No dia seguinte retire a camada de gordura que se formou na superfície. Depois, tire a rabada e a lingüiça da água gelatinosa e reserve esta água.
    Em uma panela aqueça o óleo, doure o alho, junte as cebolas e os tomates, acrescente 1l t de água, que se formou após o cozimento da rabada e refogue por alguns minutos, mexendo bem.
    Adicione o vinho, o coloral ou urucum, a salsinha e a cebolinha e deixe ferver por 10 minutos, ate que engrosse um pouco e forme molho. Em seguida, junte a rabada, sempre mexendo bem. Prove o sal, acrescente o molho de pimenta e cozinhe por 30 minutos. Retire do fogo, cubra com as folhas de agrião lavadas e sirva. A carne deve ficar macia, mas não deve soltar do osso.

     
    Veja mais »