Culinária

    Quibe de Peixe

    Pode-se dizer que o quibe é uma refeição completa. Rico em ômega 3, fibras e vitaminas do complexo B, este prático peixe ainda fica pronto em menos de 1 hora.
    Tempo de preparo: Menos de 2 horas
    Serve: 4

    Ingredientes
    500 g de pescada limpa
    1/2 xícara (chá) de coentro
    3 colheres (sopa) de azeite de oliva
    1 1/2 cebola cortada em fatias (meia-luas)
    1 xícara (chá) de trigo fino
    1/2 colher (chá) de raspas de laranja
    1/2 colher (chá) de raspas de limão
    1/2 xícara (chá) de nozes picadas
    1 pitada de açúcar
    Sal e pimenta-síria a gosto
    Óleo de canola para untar
    Gomos de limão para acompanhar

    Modo de preparo
    1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).
    2. No processador de alimentos, bata os filés de peixe com o coentro. Se não quiser usar o processador, pique bem com uma faca. Reserve.
    3. Leve uma frigideira média com 1 colher de azeite ao fogo baixo. Junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e uma de açúcar. Deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até caramelizar a cebola.
    4. Lave o trigo com água, escorra bem e esprema com as mão para tirar o excesso de água. Transfira para uma tigela. Junte o peixe, as raspas, as nozes e a cebola dourada. Tempere com sal e pimenta-síria. Misture bem e, se preciso, adicione um pouco de água para dar liga.
    5. Unte uma fôrma refratária com óleo. Cubra o fundo da fôrma com a massa do quibe, aperte e alise a superfície com a mão molhada. Espalhe sobre a massa 2 colheres (sopa) de azeite. Leve ao forno e deixe assar por 30 minutos. Sirva o quibe frio ou quente, acompanhado de gominhos de limão.

     
    Veja mais »