Culinária

    Bolo de Aniversário

    Testamos uma receita incrível de bolo de chocolate. A massa fica fofinha e a cobertura derrete na boca!
    Tempo de preparo: Menos de 2 horas
    Serve: 10 porções 

    Ingredientes

    Para a Massa: 300 g de manteiga em temperatura ambiente
    3/4 xícara (chá) de cacau em pó
    1/2 xícara (chá) de água fervente
    2 1/4 xícara (chá) de açúcar
    4 ovos
    3 xícaras (chá) de farinha de trigo
    1 colher (chá) de fermento em pó
    1/2 colher (chá) de sal
    1 xícara (chá) de leite
    Manteiga e cacau em pó para untar e polvilhar

    Para a Ganache: 350 g de chocolate meio amargo
    500 ml de creme de leite fresco
    2 colher (chá) de xarope de milho

    Modo de preparo

    Massa: 1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Com manteiga, unte 2 fôrmas redondas de 24 cm de diâmetro. Recorte 2 discos de papel-manteiga do tamanho do fundo das fôrmas. Cubra os fundos com os discos. Polvilhe com cacau em pó (o fundo e as laterais) e bata para retirar o excesso.
    2. Coloque o cacau em pó numa tigela, passando por uma peneira. Regue com a ½ xícara (chá) de água fervente, misture bem e deixe esfriar. Reserve.3. Numa tigela grande, junte a farinha, o fermento e o sal, passando todos os ingredientes pela peneira. Reserve.
    4. Numa tigelinha, bata os ovos ligeiramente com um garfo, apenas para misturar. Reserve.
    5. Na batedeira, coloque a manteiga em temperatura ambiente e bata até ficar fofa e clarinha. Aos poucos, junte o açúcar e continue batendo por alguns minutos, raspando as laterais da tigela com uma espátula. Sem parar de bater, junte os ovos batidos em duas etapas, batendo bem entre cada adição e raspando as laterais da tigela.
    6. Na mistura de cacau, junte o leite e mexa bem. Com a batedeira à velocidade baixa, adicione alternadamente a mistura de cacau e a mistura de farinha. Comece e termine com a farinha e coloque pequenas porções em cada adição.
    7. Divida a massa nas fôrmas preparadas. Gire cada uma das fôrmas sobre a mesa para nivelar a massa. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 30 minutos ou até que o palito saia limpo ao espetar o bolo. Retire as fôrmas e deixe esfriar por 15 minutos. Vire os bolos e coloque-os sobre uma grade, com o papel-manteiga para baixo, e deixe-os esfriar completamente.
    8. Retire o papel-manteiga e reserve o bolo mais retinho para o topo. Coloque a outra massa num prato de bolo e espalhe 1/3 ganache sobre ela. Coloque a outra camada de massa sobre o recheio e cubra todo o bolo com a ganache.

    Ganache: 1. Numa tábua, pique o chocolate. Transfira para uma panela e junte com o creme de leite fresco. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo sempre.
    2. Coloque o creme de chocolate numa tigela grande e misture com o xarope de milho. Quando esfriar, cubra com filme e leve à geladeira por no mínimo 2 horas, mexendo bem a cada 15 minutos.
    3. Se a ganache ainda não estiver fria e firme o suficiente, deixe na geladeira por mais 1 hora, mexendo a cada 15 minutos. Pode ser feito no dia anterior. Neste caso, não há necessidade de mexer a cada 15 minutos.

     
    Veja mais »