Culinária

    Medalhão ao Pastrami

    Todo chef tem um prato-assinatura. Este medalhão, que substitui o clássico bacon por pastrami, é o da chef Andrea Kaufmann. Até o pastrami, uma espécie de presunto feito de carne bovina, é preparado no restaurante. Mas em casa, você pode fazer a receita com pastrami comprado pronto.
    Tempo de preparo: Menos de 2 horas
    Serve: 2 porções

    Ingredientes

    Para os Latkes
    5 batatas médias
    1 cebola grande
    2 ovos
    4 colheres (chá) de farinha de trigo
    4 colheres (chá) de queijo parmesão ralado
    1 colher (sopa) de fermento em pó
    1 pitada de noz-moscada
    Sal e pimenta-do-reino a gosto
    Óleo de canola para fritar

    Para os Medalhões
    4 medalhões de filé mignon
    4 fatias de pastrami
    8 fatias de queijo brie
    1/2 xícara (chá) de shiitake
    1/2 xícara (chá) de champignon (em conserva)
    4 colheres (sopa) de manteiga
    1 colher (sopa) de azeite de oliva
    1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
    Sal e pimenta-do-reino a gosto
    3 galhos de tomilho fresco

    Modo de preparo

    Latkes
    1. Numa panela, coloque 2 batatas e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar por 30 minutos. Em seguida, escorra a água e descasque as batatas. Amasse com um garfo até obter um purê.
    2. Descasque as batatas restantes. Na parte grossa do ralador, rale 2 batatas. Rale a outra batata na parte fina do ralador. Reserve.
    3. Descasque a cebola e rale na parte grossa do ralador. Transfira a cebola ralada para uma peneira e deixe escorrer o sumo.
    4. Numa tigela, misture o purê de batatas, os ovos, a farinha de trigo, o fermento, a noz-moscada, o parmesão, as batatas raladas e a cebola. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem.
    5. Numa frigideira alta, coloque o óleo e leve ao fogo alto. Quando o óleo aquecer, abaixe o fogo para médio. Às colheradas, vá colocando cuidadosamente a massa dos bolinhos para fritar. Deixe fritar até dourar e retire os bolinhos com uma escumadeira. Transfira para um prato forrado com papel-toalha. Reserve.

    Medalhões
    1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
    2. Envolva a lateral de cada um dos medalhões com uma fatia de pastrami e amarre com um pedaço de barbante. Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino.
    3. Numa frigideira, coloque o azeite e leve ao fogo alto. Quando estiver bem quente, coloque os medalhões e deixe dourar por 3 minutos de cada lado.
    4. Numa outra frigideira, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para aquecer. Junte os cogumelos e mexa rapidamente. Adicione as folhas de tomilho, o creme de leite fresco e tempere com sal. Deixe cozinhar por 1 minuto.
    5. Cubra cada medalhão com duas fatias finas de queijo brie e leve ao forno preaquecido para gratinar por 5 minutos. Na mesma assadeira, coloque os latkes para que eles fiquem bem quentinhos no momento de servir.

    Montagem
    No prato de serviço, espalhe um pouco do creme de cogumelos e disponha dois medalhões e alguns latkes para acompanhar. Sirva imediatamente.

     
    Veja mais »