Culinária

    Carne de Panela com Legumes

    Essa receita que não pode faltar no repertório de uma casa. Tem gosto de lar! E para dar um toque de sofisticação, acrescentamos as delicadas minicebolas. Um luxo!
    Tempo de preparo: Mais de 2 horas
    Serve: 4 porções

    Ingredientes
    1 kg de lagarto limpo, sem gordura
    2 colheres (sopa) de óleo de canola
    4 tomates
    2 cubos de caldo de carne KNORR VITALIE
    3 l de água
    2 folhas de louro
    2 xícaras (chá) de mini-cebolas
    2 cenouras
    2 talos de salsão
    Sal e pimenta-do-reino a gosto

    Modo de preparo
    1. Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo alto e coloque o óleo de canola. Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino. Quando o óleo estiver bem quente, ponha a carne inteira na panela e vá dourando de todos os lados, até quase queimar.
    2. Corte os tomates na metade, retire as sementes e pique grosso.
    3 Quando a carne estiver dourada de todos os lados, esfarele os cubos de caldo de carne KNORR VITALIE sobre a carne. Junte os tomates, a água, as folhas de louro, tampe a panela e deixe cozinhar na pressão, em fogo médio, por 1 hora. Desligue o fogo e deixe a pressão cessar totalmente.
    3. Enquanto isso, leve uma panela com água ao fogo alto. Prepare também uma tigela com água e gelo. Quando a água ferver, coloque as minicebolas na panela e deixe cozinhar por alguns segundos. Escorra a água e transfira as minicebolas para a tigela com água e gelo. O choque térmico faz com que a casca se desprenda mais facilmente. Com uma faquinha, descasque as cebolinhas.
    4. Sob água corrente, lave bem a cenoura e o salsão. Descasque a cenoura e, sobre uma tábua, corte em fatias grossas, na diagonal. Corte também o salsão em fatias.
    5. Quando a pressão cessar totalmente, com cuidado, abra a tampa da panela e acrescente os vegetais fatiados. Tampe novamente e deixe cozinhar na pressão por mais meia hora.
    6. Quando a pressão cessar totalmente, com cuidado, abra a tampa da panela e, com um garfo grande ou uma pinça de cozinha, transfira a carne para uma tábua. Deixe a carne esfriar um pouco para não esfarelar ao ser fatiada.
    7. Com uma escumadeira, transfira os vegetais para uma tigela. Cubra com papel-alumínio para não esfriar.
    8. Leve a panela sem a tampa ao fogo alto. Deixe ferver até reduzir um pouco e o molho encorpar.
    9. Com uma faca afiada, fatie a carne em rodelas finas. Transfira para uma travessa, coloque os vegetais ao lado e regue com o molho bem quente, passando por uma peneira.

     
    Veja mais »