Culinária

    PÃO DE MANDIOCA FIT

    Nativa da América do Sul, a mandioca é considerada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o alimento do século 21. Seja sob o nome de aipim, macaxeira ou mandioca, representa uma importante fonte nutritiva integrando a rotina de diversos povos pelo mundo. A popularidade da raiz aumenta ainda mais no segmento fitness, no qual é consumida tanto de forma natural, quanto em derivados, como a tapioca.
    A mandioca é um alimento rico em ferro, sais minerais, cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e contém um alto índice de fibras que estão presentes em sua raiz, por isso conta com inúmeros benefícios, entre eles a imediata sensação de saciedade e o auxílio no processo de perda de peso. Estes benefícios, segundo a nutricionista Camila Buitoni, também podem ser encontrados na goma de tapioca e na farinha de aveia.
    A junção destes três resulta em uma receita altamente nutritiva, que auxilia na reeducação alimentar e redução de peso. “Essa é uma versão de pão excelente para os celíacos, que são intolerantes ao glúten”, completa.
    Pensando nisso a chef especializada na gastronomia paraense, Juceane Chaves, preparou uma receita saborosa de Pão de Mandioca Fit que leva também em sua composição a tapioca e a farinha de aveia. Confira, prepare e saboreie sem culpa.


    Rendimento: 1 unidade
    Nível de dificuldade: médio

    1400 gramas de mandioca cozida e amassada
    2 ovos batidos
    2 tabletes de fermento para pão
    2 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
    1 colher de chá de sal
    1 colher de açúcar
    2 xícaras de farinha de aveia
    1 copo de requeijão light
    200g de tapioca granulada

    MODO DE FAZER MASSA
    Misture o fermento com açúcar e reserve. Depois de alguns minutos misture os ovos, sal e a margarina. Deixe descansar por meia hora. Depois adicione a mandioca amassada e cozida e a farinha de aveia e misture até ficar consistente. Deixe descansar e prepare o recheio.

    MODO DE FAZER RECHEIO
    Misture o requeijão com a tapioca granulada, unte uma forma para pão com margarina e aveia. Despeje a metade da massa coloque o recheio e cubra com a outra metade. Leve ao forno por 30 minutos em 180 graus.

     
    Veja mais »