Culinária

    Salada de Tomate à Moda do Louro

    Ingredientes 
    2 tomates salada sem pele
    150 g de queijo de coalho cortado em cubos
    1 fio de azeite
    Meia cebola picada
    100 g de mortadela passada no processador
    100 g de queijo coalho cortado em quadradinhos finos Sal e pimenta-do-reino a gosto
    250 ml de suco de tomate decoração
    50 g de alho poro cortado em tirinhas finas e fritos até dourar
    Manjericão roxo

    MODO DE PREPARO
    1. Com auxílio de uma faca faça uma cruz na parte inferior dos tomates (2) e coloque-os numa panela com água suficiente para cobri-los. Coloque a panela no fogo e deixe ferver por 5 a 8 minutos até que a pele comece a soltar. Retire os tomates da panela e imediatamente coloque-os numa tigela com água e gelo para parar o cozimento. Com as mãos puxe a pele. Com o auxílio de uma faca afiada e 1 colher, corte o "olho" dos tomates e retire o miolo com as sementes. Despreze este miolo. Reserve os tomates. OBS: tome cuidado de não perfurar a lateral dos tomates.
    2. Numa frigideira quente, coloque os cubinhos de queijo de coalho e doure cada lado (sem que derreta). Vá virando os cubinhos conforme vão dourando, para que fiquem com um dourado por igual. Reserve.
    3. Numa frigideira coloque 1 fio de azeite e refogue a cebola picada. Antes que ela doure, acrescente a mortadela passada no processador e doure por uns 5 minutos. Junte o queijo de coalho cortado em quadradinhos finos e deixe que derreta por 5 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
    4. Com este preparado de mortadela, recheie bem cada tomate com o auxílio de uma colher.
    5. Em 2 pratos fundos coloque cada tomate, virado de ponta cabeça (com a abertura para baixo) e ao redor de cada tomate despeje metade de 250 ml de suco de tomate (OBS: se quiser, tempere este suco com sal e pimenta-de-reino a gosto ou com seu tempero preferido).
    6. Disponha os cubinhos dourados de queijo coalho ao redor do tomate e decore com o alho poro cortado em tirinhas finas e fritas até dourar, folhas de manjericão roxo e uma tuille de queijo parmesão. 

     
    Veja mais »