Culinária

    Burguer do Robuchon e Caldo de Galinha

    Ingredientes 
    8 hambúrgueres de carne moída com 30g cada
    8 fatias de foie gras com 15g cada
    8 brioches de 20g cada, cortados ao meio
    16 tiras de pimentão vermelho pré-cozidos
    16 tiras de pimentão amarelo pré-cozidos
    Mini agrião
    8 rodelas de cebola

    Molho agridoce: 
    100ml de vinagre de vinho tinto
    100ml de molho shoyu
    100g de açúcar
    200g de ketchup (de boa qualidade)
    50g de gengibre picado em cubos pequenos

    Caldo de galinha: 
    1 colher (sopa) de manteiga
    1 colher (sopa) de óleo
    3 kg de asa de frango
    150g de cebola cortada em cubos grandes
    75g de cenoura cortada em cubos grandes
    3 litros de água quente

    Modo de preparo 
    Numa chapa quente grelhe 8 hambúrgueres de carne moída (cada um com 30g) e 8 fatias de foie gras (cada fatia com 15g). Coloque na parte mais fria da chapa 8 brioches (com 20g) já cortados ao meio e na mesma chapa amoleça rapidamente 16 tiras de pimentão vermelho pré-cozidos e 16 tiras de pimentão amarelo pré-cozidos.

    Molho agridoce: Em uma panela em fogo médio faça um caramelo com 100ml de vinagre de vinho tinto, 100 ml de molho shoyu, 100g de açúcar, 200g de ketchup, 50g de gengibre picado em cubos pequenos e deixe encorpar por 30 minutos. Coe numa peneira e reserve.

    Caldo de galinha: Numa panela coloque 1 colher (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de óleo e doure 3kg de asa de frango. Adicione 150g de cebola cortada em cubos grandes, 75g de cenoura cortada em cubos grandes, 3 litros de água quente e deixe ferver por mais ou menos 2 horas. Coe e leve (o caldo coado) ao fogo novamente até obter um caldo encorpado (mais ou menos 15 minutos). Reserve.

    Montagem: Na parte inferior de cada brioche pincele o molho agridoce, coloque as fatias de pimentão refogadas depois os hambúrgueres grelhados, uma fatia de foie gras, um pouco de mini agrião e rodelas de cebola. Regue com um pouco do caldo de galinha concentrado, cubra com a outra metade do brioche e prenda o mini sanduíche com um palito. Sirva em seguida acompanhado de batata frita.

     
    Veja mais »