Culinária

    Massa para torta sem açúcar

    Ingredientes 
    2 2/3 xícaras (400g) de farinha de trigo
    ¼ colher (chá) de sal
    1 xícara (250g) de manteiga sem sal, fria, cortada em cubos
    6-8 colheres (sopa) de água gelada (90-120ml)
    1 colher (sopa) de vinagre de maçã

    Modo de preparo 
    Método do processador de alimentos: Misture, no processador com as facas de metal, a farinha e o sal. Pulse brevemente. Junte os cubos de manteiga e pulse até a mistura parecer migalhas de pão. Adicione 6 colheres (sopa) de água gelada e o vinagre, e pulse 5-6 vezes. Pegue um pouco da mistura com a ponta dos dedos. Se ela não se juntar, acrescente outra colher de água, pulse 2-3 vezes e teste de novo. Quando a mistura estiver pronta, ela parecerá migalhas e só se juntará se for apertada.

    Método manual: Coloque a farinha e o sal numa tigela média. Adicione a manteiga e abra espaço para os cubos com o cortador de massa ou esfregue-os com a ponta dos dedos até a mistura ficar parecida com migalhas de pão.
    Adicione 6 colheres (sopa) de água gelada (90ml) e o vinagre e misture com uma espátula de borracha, apertando os ingredientes contra as laterais da tigela. Acrescente mais 1-2 colheres (sopa) de água até obter uma massa firme.

    Preparo da massa: Achate a massa em forma de disco e embrulhe em filme plástico. Leve à geladeira por 1 hora, no mínimo.

    Desembrulhe a massa e divida ao meio (para uma torta com cobertura) ou em dois terços e um terço (para cobertura em grade). Estenda metade da massa (ou o pedaço maior) sobre uma superfície de trabalho fresca (de preferência, uma pedra de mármore), formando um círculo de 3mm de espessura e cerca de 33cm de diâmetro. Trabalhe rapidamente para a massa não amolecer demais. Role a partir do centro, onde a massa é mais espessa, para formar uma camada uniforme. Volte a embrulhar o pedaço e deixe na geladeira até quando for usá-lo.

    Enrole com bastante cuidado a massa em torno do rolo e vá desenrolando-a delicadamente sobre a forma, com cautela para a massa não rasgar. Corte o excesso de massa. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos, no mínimo. Prepare o recheio conforme as instruções da receita. Com uma colher, coloque-o na massa gelada e espalhe de maneira uniforme, alisando-o com as costas de uma colher de metal. Se a torta for coberta, desembrulhe o pedaço restante da massa e estenda formando um círculo com cerca de 33cm de diâmetro. Coloque-o sobre o recheio, apertando as sobras na borda da massa de baixo. Pressione toda a borda para selar.

    Para uma torta com cobertura de grade: Desembrulhe o pedaço restante da massa e estenda sobre uma superfície levemente enfarinhada formando um oval de 28-30cm. Use um cortador de massa ondulado para fazer tiras de 2cm de largura. Acerte as pontas, deixando-as retas.
    Coloque metade das tiras sobre o recheio numa única direção. Dobre para trás uma tira sim, outra não, um pouco depois do centro, e arrume uma tira na horizontal para começar a fazer a grade, como se fosse um cesto de vime.
    Continue a trançar até usar todas as tiras. Deixe as pontas com 1cm de sobra. Umedeça as pontas das tiras com água, dobre-as e cole sob a borda da torta.

     
    Não existem comentários cadastrados!
    Veja mais »

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

TV OPS