Acontecendo...

    11/02/2020 -

    Aprenda a comprar peixes e frutos do mar

    Chef Bianca Folla

    Verão, sol e mar combinam com peixes ou fruto do mar, não é mesmo? Além de saborosos, eles fazem muito bem para a saúde e devem ser consumidos com regularidade.
    Porém, na hora de prepará-los em casa é muito comum que as pessoas tenham dúvidas quanto a compra e por isso, acabam adquirindo produtos não tão frescos e de baixa qualidade.
    Para não correr riscos, vale conferir as dicas a seguir antes de comprar peixes e frutos do mar, seja para uma refeição do dia a dia, seja para aquele jantar ou almoço especial.
    Mas lembre-se: o primeiro passo é sempre escolher um fornecedor confiável. Fique atento às condições de higiene e armazenamento do estabelecimento.

    Peixes
    Atenção: peixe fresco não cheira forte. Seu cheiro tem que lembrar maresia e água do mar. Se o cheiro estiver forte, parecido com cheiro de amônia, é porque ele já está em processo de decomposição.
    Os olhos do peixe devem estar cristalinos e saltado para fora. Peixe congelado por muito tempo ou que já ficou muito tempo na vitrine tem olhos opacos e côncavos.
    Já a guelra deve apresentar uma cor vermelha bem viva e brilhante. Também precisa estar firme. Se estiverem alaranjadas e moles é sinal que o pescado é de má qualidade. Por isso, não tenha medo de abrir a guelra e analisar com cuidado.
    A textura firme é sinal de que o peixe foi conservado de forma adequada. Aperte a barriga do peixe com o dedo polegar e confira a firmeza da carne. Ela deve afundar com a pressão e voltar ao estado original em seguida.
    Na barriga, onde estão localizadas as vísceras do animal, se a pele e a carne apresentar uma consistência mole, significa que o peixe foi mal conservado e por isso deverá ser descartado. No mais, ela deve se apresentar proporcional ao corpo e não inchada ou em formato de bola.
    O peixe fresco deve apresentar ainda as escamas presas ao corpo.
    Quanto aos peixes congelados, prefira aqueles em embalagens transparentes, assim você pode observar melhor as condições do produto. Evite aqueles que apresentam uma formação de gelo irregular, pois isso pode significar que eles foram recongelados mais de uma vez.
    Por fim, os peixes defumados devem ter cor uniforme, sem pintas escuras. E os secos, como por exemplo o bacalhau, devem ter a carne clara, sem manchas ou marcas, sem cheiro forte e umidade.

    Frutos do mar
    A melhor forma de garantir o frescor dos camarões é comprando-os inteiros, ainda com pele, cabeça e rabo. Um camarão de qualidade tem cabeça, casca e cauda bem presos corpo. Animais sem cabeça ou com a casca solta é sinal de decomposição.
    Se preferir pela praticidade do camarão descascado, saiba que ele não pode estar muito mole ou pegajoso.
    Assim como o peixe fresco, o camarão quando está fresco apresenta cheiro de maresia.
    Mariscos, vôngoles, ostras e mexilhões devem estar sempre condicionados em ambientes resfriados e com as conchas totalmente fechadas e firmes. Se pressionadas, elas não devem fazer nenhuma espécie de ruído ou estalo.
    Detalhe importante: mariscos, vôngoles e mexilhões que não abrirem após serem cozidos em água ou no vapor não devem ser consumidos, pois podem estar estragados. Por isso, não tente abri-los.
    Se a ideia for consumir ostras frescas, abra-as apenas na hora de levá-las para a mesa.
    Ao comprar siris e caranguejos frescos, escolha apenas aqueles que possuem todas as patas. Já se for comprar congelados, pegue sempre os que estiverem em embalagens fechadas.
    Pele muito enrugada, que se solta facilmente ao toque ou que apresente muita viscosidade são sinais de alerta na compra de lula ou polvo.
    Quanto mais claro estiver o polvo, mais fresco ele é. Não compre se o molusco apresentar coloração avermelhada intensa, pois isso indica que congelamento não foi feito de forma adequada.
    Evite comprar polvos muito grandes. Esses animais são mais velhos e por isso a carne se apresenta mais rija e irá demorar mais tempo para cozinhar. Se quer mais rapidez no cozimento, compre polvos menores.
    Por fim, a lula precisa ter a pele branca, viscosa, ligeiramente brilhante e com manchas rosadas.

    Chef Bianca Folla
    Formada em Direito pela PUC/SP e Gastronomia no SENAC/SP, a Personal Chef Bianca Folla atua na área desde 2005 e seu currículo é recheado de muitos cursos e concursos no Brasil e exterior.
    Foi vencedora do Concurso Petybom “Seu Talento Faz Sucesso”, recebendo o prêmio das mãos de Claudete Troiano no Programa Note e Anote da Record, e teve seu primeiro contato com a alta gastronomia no Restaurante La Vecchia Cucina do Chef Sergio Arno.
    ‎Participou de aula na conceituada escola de gastronomia Madame Aubergine, se tornou Chef Consultora da Thermomix, tendo a oportunidade de conhecer o Chef Alex Atala e teve aula na Escola Recipease do Chef Jamie Oliver, em Londres.
    ‎‎Participou e venceu o Reality Show A Batalha do Food Truck no GNT e foi convidada para falar sobre essa experiência no Cozinhando com Palavras na Bienal do Livro.
    A Chef em Casa
    Tels: 11 |5634-1358 Cel.: 11 |9.9428-3111
    Site: www.achefemcasa.com.br
    E-mail: achef@achefemcasa.com.br
    Facebook: www.facebook.com/achefemcasa/
    Veja mais »