Acontecendo...

    11/02/2020 -

    Veja 4 dicas para não ter prejuízos na hora de comprar um imóvel

    A compra da casa própria é a realização de um sonho, mas, algumas vezes, a ocasião (que deveria ser especial) acaba se tornando um pesadelo. A Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) elaborou algumas dicas para você não ter problemas na hora de comprar seu imóvel.

    1 – Pesquise os valores dos imóveis na região em que você está buscando e desconfie daqueles que estão com valor muito abaixo do mercado. Há uma grande chance da documentação não estar regularizada.
    2 - Vá ao cartório de registro de imóveis e verifique a situação do imóvel e quem é o seu dono. Para isso, basta o nome do proprietário, o número da matrícula ou o endereço completo. Com isso é possível confirmar se o vendedor é realmente o dono, se há algum impedimento para o negócio ou ainda se está localizado em área irregular. Você também pode fazer a pesquisa sem sair de casa, pela Central Registradores (https://www.registradores.org.br).
    3 – Busque a orientação de um profissional (notário, advogado ou consultor imobiliário) antes de assinar qualquer documento.
    4 - Assim que a compra for concluída, registre o seu contrato ou escritura. Só é dono e garante seus direitos quem figura como proprietário no Registro de Imóveis.

    Sobre a ARISP e a Central Registradores de Imóveis
    A Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos que congrega mais de 300 cartórios de Registros de Imóveis do Estado de São Paulo. Para promover o constante aprimoramento dos serviços prestados pelo Registro de Imóveis à sociedade, a ARISP implanta tecnologias que possibilitam ao público ter acesso às informações registrais com agilidade, comodidade e segurança.
    Em 2013, a entidade criou a Central Registradores de Imóveis, plataforma online que integra dados e serviços disponibilizados pelo Registro de Imóveis, tanto ao poder público quanto ao cidadão. Desde quando foi lançada, a Central Registradores de Imóveis contabiliza quase um bilhão de acessos.
    Veja mais »