Acontecendo...

    21/01/2020 -

    Com retomada lenta da economia, estágios se destacam entre os jovens

    Segundo especialista, se candidatar a uma vaga de estágio pode ser uma estratégia para quem estuda, mas ainda não possui experiência profissional

    Em épocas como o início de ano, muito se fala sobre as projeções econômicas e não seria diferente em 2020, ainda mais contando com o atual cenário que o país se encontra: na retomada financeira da crise que deixou milhares de brasileiros desempregados.
    E parte do grupo que se viu com dificuldades para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho é composta por jovens entre 18 e 24 anos. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), em 2019, 41,8% da população desempregada fazia parte dessa faixa-etária. Tal número se deve ao fato de que, historicamente, os jovens são os mais prejudicados em momentos de crise econômica pela falta de experiência e baixa qualificação no mercado.
    Estágio pode ser a melhor alternativa
    Uma boa alternativa para os jovens tem sido a possibilidade de estágio, uma vez que esse tipo de programa se tornou a principal porta de entrada para aqueles que fazem faculdade. De acordo com dados da Companhia de Estágios, consultoria especializada em recrutamento e seleção de estagiários e trainees, 2019 foi o melhor ano ao que se diz respeito a novas oportunidades desde 2014.
    Somente no ano passado foram mais de 4 mil vagas de estágios ofertadas por meio da Companhia de Estágios para trabalhar em empresas como o Twitter, Amazon, DuPont, Ultragaz, entre outros grandes nomes do mercado. Entretanto, o número de interessados chegou a ultrapassar mais de 200 mil inscritos, ou seja, muita concorrência entre os candidatos.
    De acordo com o diretor da empresa, Tiago Mavichian, o estágio se tornou a melhor maneira para o jovem conseguir um emprego meio a incertezas econômicas, mesmo com alta concorrência. “Para chegar no mercado melhor preparado fazer um estágio é fundamental; a carga horária reduzida possibilita conciliar estudo e trabalho. Quem estagia aprende muito e conhece diferentes áreas para, ao se formar, escolher a área que deseja atuar e chegar dessa forma melhor preparado para o tão concorrido mercado de trabalho”, explica.
    Temporada de novos processos seletivos
    Natural que no início de ano, com ar de recomeço, as pessoas estejam mais otimistas com a possibilidade de conseguir uma oportunidade e, segundo o diretor da Companhia de Estágios, esse momento é ótimo para conquistar uma vaga no mercado no de trabalho. “Alguns processos seletivos foram concluídos no fim do ano passado, para que as vagas já estivessem preenchidas no começo de janeiro. Mas muitas empresas estão buscando novos talentos agora para iniciar novos projetos, por isso é um período importante para ficar atento as vagas que surgirem”, detalha Mavichian.
    A Companhia de Estágios está com diversas inscrições abertas para vagas de estágios em empresas como Amazon, Andrade Gutierrez, Amil, Gerdau, entre outras.
    Veja mais »