Acontecendo...

    06/11/2019 -

    Dia da Saúde Bucal: mentol garante frescor e hálito agradável

    Ingrediente derivado da hortelã pode ser produzido sinteticamente para atender a demanda da indústria

    No dia 25 de outubro é comemorado no Brasil o Dia da Saúde Bucal. A data foi instituída pelo governo brasileiro em 2002 com o objetivo de chamar a atenção para a importância em manter hábitos saudáveis de alimentação e higiene, inclusive com a visita regular ao dentista, como forma de prevenção dos problemas da boca. Além de males como cárie, aftas, mau hálito, gengivite e placa bacteriana, por exemplo, a cavidade bucal também é uma porta de entrada para microrganismos que podem ser prejudiciais para a saúde do organismo.
    Com o apoio da escova e fio dental, existem ainda os produtos disponíveis para manter a boca sempre limpa, como a pasta, o enxaguante bucal e as pastilhas, que deixam o hálito refrescante. Entre os vários sabores, as crianças, em geral, preferem os doces, como uva, morango e tutti-frutti. Já para o público mais velho, a menta é quase uma unanimidade.
    A menta é originada do mentol, uma molécula que, naturalmente, é extraída da folha de hortelã. Além de proporcionar um sabor e cheiro agradável, o ingrediente é fundamental nas composições para garantir aquele efeito refrescante na boca. A sensação de frescor é criada porque o mentol se encaixa nos termorreceptores da pele ou das mucosas. Esses termorreceptores são especializados para responder a estímulos de frio ou calor e detectar a temperatura ambiente. Quando o mentol se liga a um receptor de frio, causa o mesmo estímulo nervoso que, por exemplo, o contato com água fria. O mesmo pode acontecer com ingredientes que ativam os receptores de calor, como a capsaicina, princípio quente das pimentas, por exemplo.
    Por oferecer a sensação de frescor, o ingrediente é muito usado em produtos cosméticos e farmacêuticos. Como esses mercados necessitam de uma quantidade que excede a oferta natural disponível, a demanda é atendida pela indústria química, que passou a produzir o ingrediente sinteticamente.
    "O ingrediente sintético atende as necessidades dos fabricantes tanto quanto os ingredientes naturais, mas garantindo maior constância em qualidade e disponibilidade, e consequentemente menor variação de preço". explica Camila Lourencini, gerente de Negócios de Ingredientes Aromáticos para a América Latina na BASF "O produto sintético traz uma grande e durável sensação de frescor, além de não causar qualquer prejuízo à saúde", afirma. A produção sintética permite que a indústria seja abastecida durante todo o ano, sem depender da época da colheita da planta hortelã.
    A menta possui diversos benefícios para todo o corpo e, na saúde bucal, garante a sensação de refrescância, limpeza e bem-estar. Como uma das principais fornecedoras de mentol no mundo, a BASF trabalha para entregar produtos inovadores e de alta qualidade, com a confiança demandada pelo mercado.
    Veja mais »