Acontecendo...

    22/10/2019 -

    Professor de Psicologia da Uniara participa de conversa com jovens sobre prevenção ao suicídio Atividade foi realizada no início de outubro, no auditório principal da universidade

    No início de outubro, o professor do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Alexandre Fachini, participou da atividade "E essa tal da ansiedade?", organizada pela escola COC do município, para seus alunos, no auditório principal da Un

    "A temática principal foi o suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo. Conversamos bastante sobre o assunto em várias temáticas, juntamente com três professores do COC, que falaram sobre o suicídio do ponto de vista da sociologia e na literatura. Eu, como psicólogo, abordei a complexidade do suicídio e o fato de ser um fenômeno multicausal. Tentei dar alguma direção de como se processa essa questão na sociedade e no psiquismo de cada um", explica Fachini.

    Ele acrescenta que também explanou sobre os fatores de risco e como procurar ajuda. "Tentei desmistificar alguns pontos, mais no sentido de abrir o tema para que os presentes pudessem conversar e expor suas dúvidas e angústias. Na atividade, surgiram situações de pessoas que estão bastante preocupadas com suas ansiedades e inseguranças, e seus medos, especialmente nesse momento, no terceiro ano do ensino médio, quando estão prestes a fazerem vestibular", relata.

    A conscientização sobre a temática e o esclarecimento de dúvidas foram os papéis exercidos pelo docente, "com explicações sobre o fenômeno e o auxílio de onde buscar ajuda". "Foi uma tentativa de levar uma mensagem positiva a esses jovens", finaliza Fachini.

    Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 080 55 65 88.

    Veja mais »