Acontecendo...

    02/08/2019 -

    Esporte na Infância: um aliado no desenvolvimento psicológico de crianças

    Psicóloga da Cia. da Consulta fala sobre os benefícios da prática ainda nas primeiras fases da vida

    Indicada para adultos e crianças, a prática de esportes é um incentivo a uma vida mais saudável. Inserir desde cedo a criança na rotina esportiva pode melhorar a qualidade de vida e a longevidade. Assim como ter uma alimentação balanceada, os esportes, se feitos desde cedo, podem ser aliados na fase de crescimento. Diferente de praticar atividades físicas, que consiste em apenas movimentar o corpo, o esporte exige esforço físico, regras, espaços e outros fatores. Os exercícios, se feitos periodicamente, auxiliam no desenvolvimento corporal e motor, garantindo menores chances de lesões e mais flexibilidade.
    Esporte auxilia na construção de um corpo e uma autoimagem saudáveis. A psicóloga Cecília Melo Rosa Tavares, da Cia. da Consulta, aborda seus benefícios. “Colocar na vida das crianças que os esportes são um auxílio, cria adultos mais conscientes de sua saúde. Além disso, o contato com outros colegas cria um senso de coletividade, responsabilidade e ensina regras”, comenta.
    Pensando no quesito de competição esportiva, a psicóloga defende a ideia de disputa saudável. “Perder é importante, no sentido da criança aprender a se frustrar e entender que na vida existem as vitorias e os fracassos”.
    A inserção do esporte deve ser feita de forma leve, sem cobranças, como uma brincadeira prazerosa. Nesse início de vida, a intenção é que o esporte seja algo para toda a vida, logo, ele deve ser atrativo. “Acredito que um bom momento para introduzir esse hábito é no período escolar. Geralmente as escolas oferecem esportes diferenciados, dessa forma a criança irá dedicar-se aquele que mais a chama a atenção. Os pais devem estar atentos para, a partir disso, investirem em treinos extracurriculares”, diz Cecília.
    Com benefícios a curtos e a longo prazo, fazer esportes é um grande ato de prevenção. A intenção de incluir isso a rotina é promover saúde, e não necessariamente criar esportistas. “O motivo inicial deve ser o cuidado, o bem-estar. Se futuramente partir um interesse da criança de virar um atleta de alto rendimento, será consequência”.
    Sobre a Cia. da Consulta: A Cia. da Consulta é uma rede de clínicas independente que oferece serviços integrados com alta tecnologia e qualidade médica, relacionando consultas, exames e cirurgias em um único lugar. Disponibiliza mais de 32 especialidades médicas, como Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia e Oftalmologia, além de 2000 exames laboratoriais e de imagem. A rede já possui 7 unidades na cidade de São Paulo.
    Site: http://ciadaconsulta.com.br/
    Facebook: https://www.facebook.com/ciadaconsulta/
    Instagram: @cia.daconsulta
    Veja mais »