Acontecendo...

    14/06/2019 -

    Primeiro Festival da Tradição reforça história e tradição dos muares

    A primeira edição do Festival da Tradição, marcada para os dias 27, 28, 29 e 30 de junho/2019, no Recinto Paulo de Lima Corrêa, resgata a força dos muares da região. A programação inclui o 6º Muar do Sertão, encontro tradicional de muladeiros de Barretos e que recebe representantes de todo o País. A programação é uma realização da Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barreto) e Os Independentes.
    Os muares são animais inteligentes, de fácil manejo, de porte e agilidade muito admirados por criadores e que vem ganhando admiradores ao longo dos anos. Animais híbridos resultantes do cruzamento de espécies diferentes, o burro e a mula originam no cruzamento do jumento com a égua, e são animais incapazes de se reproduzir.
    A história dos muares está ainda intimamente ligada ao desenvolvimento do Brasil. Ao longo de algumas décadas esses animais foram utilizados para o transporte de pessoas, mercadorias, matérias-primas e materiais utilizados para a construção de casas e estradas, que deram origem aos primeiros povoados do Brasil.
    Nos últimos anos vêm recebendo maior atenção de criadores e admiradores e, consequentemente, valorizando-se como raça e aumento do valor comercial, conforme explica o organizador do 6º Barretos Muar do Sertão, Emílio Carlos dos Santos, o “Cacá do Rodeio”. “Existem mulas e burros com preços ainda maiores que de cavalos e animais considerados invendáveis”, explica.
    Aliado a esses fatores também tem crescido a realização de provas, eventos e cavalgadas direcionadas unicamente aos muares e seus proprietários. O Festival da Tradição quer celebrar a cultura caipira, destacando também a força dos muares e sua importância histórica e cultural para todo o Brasil e principalmente para a região.
    “Os muares já representaram muito mais para o nosso País. Gande parte do nosso desenvolvimento ocorreu no lombo de burros. Mas, hoje o cenário vem se tornando novamente favorável a esses animais. Em vários locais do Brasil, principalmente no Estado de São Paulo existem muitos criatórios, que criam desses animais com muito carinho, e locais específicos para a realização de provas de morfologia e marcha onde são testadas as aptidões desses animais. Os muares são hoje uma paixão nacional”, relata Cacá.
    Na programação do Festival da Tradição também estão marcadas outras atrações, como Feira Gastronômica com Food Trucks, Feiras de Pets e de Orquídeas, Exposição de carros antigos, além de outras opções de lazer com shows musicais e a tradicional Queima do Alho.
    A entrada para o Festival da Tradição é um quilo de alimento não perecível mais cupom distribuído, a partir do dia 13 de junho, pelas lojas do comércio conveniadas com a ACIB, ou dois quilos de alimentos, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade do Município. Os cupons também dão direito ao sorteio de cinco vales-compras no valor de R$ 500,00 cada um.

    PROGRAMAÇÃO

    27 de junho/19 - quinta-feira
    Entrada de animais
    Exposição de carros antigos
    Exposição de Orquídeas
    20h- Danças folclóricas com o Núcleo de Formação e Escola Livre do CEMART
    Show de lançamento do CD de Guilherme Tenório

    28 de junho/19 – sexta-feira
    Provas de Marcha e Morfologia
    Exposição de carros antigos
    Exposição de Orquídeas
    Demonstração das habilidades dos cães da raça Boder Collie pela Associação Paulista de Pastoreio - APP
    A partir das 20h – Shows com: Filipe & Tiago e Mococa & Paraíso

    29 de junho/19 – sábado
    9h - Desfile de mulas pelas ruas da cidade com saída do Recinto Paulo de Lima Corrêa
    Concurso de tralhas
    Exposição de carros antigos.
    Exposição de Orquídeas
    A partir das 20h: Apresentação da Orquestra de Viola Rio Pardo – Jardinópolis SP, Catira Espora de Prata, Mostra de Danças Urbanas e Folclóricas e show com Gilvan & Paulo Henrique

    30 de junho/19 – domingo
    Concurso Queima do alho e berrante
    Exposição de carros antigos
    Exposição de Orquídeas
    Show Músicas Raiz com apresentações de duplas sertanejas
    Veja mais »