Acontecendo...

    15/03/2019 -

    Teatro ajuda a controlar as emoções e ensina a criança a pensar

    As turmas do Infantil 3 ao 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Asa Sul (Maristinha Pio XII), de Brasília (DF), assistem, nesta sexta-feira (15), à peça Teatro Tchibum – Diversão Embaixo dágua. O espetáculo estimula o consumo consciente sobre a água e aborda curiosidades de espécies típicas dos rios brasilienses, o perigo da pesca ilegal, responsabilidade social e valores como a importância da amizade, o trabalho em equipe e a união.
    Segundo a orientadora pedagógica da Educação Infantil do colégio, Maria Stella Machado, frequentar o teatro desde cedo estimula a imaginação das crianças, reforça o interesse pela leitura, literatura e poesia, ensina a controlar as emoções, motiva o exercício do pensamento, além de propiciar que as crianças brinquem com o mundo da fantasia.
    “A criança representa com o teatro muitas de suas aventuras e assim desenvolve seus conhecimentos e suas habilidades. Outro caminho por meio do qual o teatro pode ser utilmente explorado na educação é o tema trabalhado na peça que pode ter continuidade em sala de aula. A linguagem da dramatização também é considerada como uma espécie de recurso pedagógico para a vivência de outras linguagens”, explica Stella.
    Além de saírem para assistir às peças, no Maristinha Pio XII, as crianças frequentam um espaço de aprendizagem chamado Camarim, onde têm a oportunidade de participar de jogos simbólicos, representando diferentes papeis de seu cotidiano, na construção da personalidade, envolvendo aspectos cognitivos e afetivos.

    Sobre a Rede Marista de Colégios
    O Colégio Marista Asa Sul integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.
    Veja mais »