Acontecendo...

    14/03/2019 -

    UM FESTIVAL PARA CELEBRAR O PRAZER EM APRENDER

    O FestA! (Festival de Aprender), que neste ano chega a sua terceira edição, vai oferecer ao público diversas atividades gratuitas dos universos das artes visuais e tecnologias, entre os dias 16 e 24 de março, no Sesc Rio Preto.
    O especial artístico acontece simultaneamente em todas as unidades do Sesc São Paulo, na capital, interior e litoral. No total, serão mais de 500 atividades entre cursos, oficinas, bate-papos, intervenções, vivências e ateliês, além de mais de 600 artistas envolvidos.
    Em São José do Rio Preto, o público poderá ter uma vivência de bordado urbano, utilizando materiais de descarte de confecções; também poderá acompanhar duas intervenções do artista multimídia Vitor Moreira e ou participar de mais de dez oficinas, que vão desde a criação de um boné luminoso até a construção de instrumentos musicais com papelão. Ao todo, oito artistas vão comandar as atividades na unidade de Rio Preto.
    O objetivo do FestA! é celebrar o prazer em aprender, promovendo diversas atividades sobre temas e técnicas relacionadas às artes visuais e à tecnologia, tudo de graça. Confira a programação de abertura desse final de semana:

    INTERVENÇÕES
    A FANTÁSTICA MÁQUINA DE MÚSICA
    Com Vitor Moreira, artista multimídia.
    Imagine poder compor músicas com massa de modelar! Criando botões, teclados e esquemas, você tocar e compor a sua música numa lousa musical PiMu. Agora imagine uma banda inteira tocando músicas com massinha. Essa é a instalação A Fantástica Máquina de Música, uma área de composição musical coletiva, onde as lousas musicais são elementos de uma banda e as pessoas podem se organizar das mais variadas formas para construir músicas. Inscrições no local.
    De 16 a 24, terça, sábados e domingos, 10h às 18h30.
    De 20 a 22, quarta e sexta, 14h às 21h30.
    Área de Convivência. Grátis. Livre.

    GRAFITE SONORO
    Com Vitor Moreira, artista multimídia.
    Imagine um grafite com som próprio? É como se o desenho criasse vida e convidasse todos a brincar, contar e cantar suas próprias histórias. Qual será o som desse desenho? Ou qual é o desenho desse som? A interação se dá tanto pela intervenção em forma de pintura do painel, quanto com a descoberta dos sons dispostos no painel.
    De 16 a 24, terça, sábados e domingos, 10h às 18h30.
    De 20 a 22, quarta e sexta, 14h às 21h30.
    Área de Convivência. Grátis. Livre.


    OFICINAS
    RELÓGIO EM MARCHETARIA
    Com Sérgio Leonello Júnior, marcineiro.
    Marchetaria é uma técnica antiga que já era praticada pelos egípcios e consiste na arte de revestir e decorar superfícies planas com lâminas de madeira natural com diferentes tipos e cores, podendo portanto criar novos objetos modelados com aspecto e cores novos. Neste encontro, será criado um relógio de ponteiro. Entrega de senhas no local da atividade com 30 minutos de antecedência.
    Dia 16, sábado, 10h às 18h.
    Espaço de Tecnologias e Artes. 30 vagas. Grátis. 12 anos.
    UPCYCLE COM JEANS: TRANSFORME SEU JEANS EM BOLSA
    Com Kájsa Salles, estilista.
    Nesta atividade são trabalhadas técnicas de desconstrução e reconstrução, com costuras manuais e na máquina de costura. Os participantes devem trazer as peças jeans para serem customizadas. A aptidão em costura não é um pré-requisito! Entrega de senhas no local da atividade com 30 minutos de antecedência.
    Dia 16, sábado, 13h30 às 18h30.
    Sala Expressão Artística. 10 vagas. Grátis. Livre.
    Veja mais »