Acontecendo...

    16/01/2019 -

    Projeto articulado pela Prefeitura de São Paulo leva atendimento dentário a crianças e jovens com deficiência

    Mutirão de atendimento dentário une setor público e privado em causa social

    Nesta quarta-feira (16), a partir das 9h, a ONG “Amigo da Vez” fará uma ação de tratamento odontológico, um mutirão de atendimento dentário para os residentes da Associação Lar Ternura São Camilo. A ação é privada, e patrocinada por Michel Farah da Farah Social, Lilly Sarti e Marcelo Raimondi, mas foi articulada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).


    A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, por intermédio do Secretário Cid Torquato, tem visitado e conhecido várias entidades que cuidam de pessoas com deficiência, muitas em situação de abrigamento. Dessas visitas surgiu a ideia de levar às entidades beneficentes tratamento dentário aos seus internos.


    “Trata-se de ação piloto, que pretendemos ampliar, sempre em parceria com a sociedade civil e o setor privado”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.



    A ONG “Amigo da Vez”, que já faz um trabalho social de atendimento odontológico, se voluntariou para esta primeira ação. Criada pelo cirurgião dentista Maurício Querido, tem como objetivo levar à população mais carente atividades socioeducativas de orientação em higiene oral e atendimento odontológico.


    O projeto piloto levará tratamento dentário às crianças e jovens da Associação Lar Ternura São Camilo, entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1980, destinada ao atendimento às pessoas com deficiência em regime de abrigo.


    A ação contará com quatro consultórios móveis, contendo cadeiras dobráveis de metal, com estofamento de couro sintético e equipamentos dentários que, serão instalados um dia antes da ação. Serão 17 voluntários entre dentistas e auxiliares especializados em tratamento de pessoas com deficiência, além de equipe da SMPED, para atender os 20 jovens residentes na instituição.
    Veja mais »