Acontecendo...

    07/01/2019 -

    Conheça os alimentos que estão na safra e garanta um carrinho econômico e com sabor

    Basilar e Zabet ensinam a preparar uma Lasanha de Abóbora com Calabresa e um Bolo de Farofinha com Pêssego, aproveitando o período

      Mais fotos »

    Em tempos de contenção de gastos, ficar atento aos alimentos que estão no período de safra pode ajudar você a garantir boas compras, economizar no orçamento doméstico e, claro, preparar um cardápio incrível para deixar o almoço em família ainda mais saboroso.



    Você sabe quais alimentos estarão no período de safra dos próximos meses? A Basilar e a Zabet, marcas de massas e biscoitos da M. Dias Branco, ajudam você a fazer boas escolhas, driblar os altos preços da feira e escolher os melhores produtos e ainda indica receitas usando as frutas, legumes e verduras da época.



    Alimentos da safra – Janeiro, Fevereiro e Março

    Frutas: abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, carambola, coco verde, figo, framboesa, fruta do conde, goiaba, jaca, laranja-pera, limão, maçã, mamão, maracujá, melancia, nectarina e pera.
    Verduras: acelga, alface, alho-poró, cebolinha, coentro, couve, endívia, escarola, hortelã, repolho, rúcula e salsa.
    Legumes: pepino, pimentão, abóbora, abobrinha, pimentão, quiabo, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, jiló, molho-verde, nabo e quiabo.

    Aprenda a fazer duas receitinhas incríveis utilizando esses alimentos: Lasanha de Abóbora com Calabresa e Bolo Farofinha com Pêssego. Com sabor marcante e rendendo até 15 porções, a lasanha custa em torno de R$3 por convidado e é ideal para compartilhar com a família toda. Já a sobremesa, que rende 10 porções a R$2 por pessoa, tem um gostinho leve e tropical, perfeita para os dias quentes.


    Veja abaixo o modo de preparo de cada receita e boa feira!

    Lasanha de Abóbora com Calabresa

    Ingredientes:



    Molho de Abóbora:

    200g de bacon em cubinhos

    1 kg de abóbora limpa e em cubos

    5 gemas

    3 xícaras (chá) de creme de leite

    1 xícara (chá) de leite

    Sal, noz-moscada e salsinha picada a gosto



    Molho de Calabresa:

    4 colheres (sopa) de azeite

    2 cebolas médias picada

    4 gomos de linguiça calabresa defumada em cubinhos

    2 litros de molho de tomate



    Para a Montagem:

    1 embalagem de Lasanha Basilar

    400g de muçarela em fatias

    Queijo parmesão ralado



    Modo de Preparo:

    - Comece preparando o molho de abóbora. Em uma panela média, junte o bacon e frite até soltar a gordura. Acrescente a abóbora moranga e deixe cozinhar, mexendo sempre até desmanchar e virar um purê. Se necessário, acrescente um pouco de água para não secar o molho. Junte as gemas, o creme de leite e o leite, misture bem e reserve.

    - Retire o purê do fogo e acrescente a mistura de gemas com creme de leite. Acerte o sal, tempere com a salsinha e noz-moscada e reserve.

    - Prepare o molho de calabresa. Em uma panela média, aqueça o azeite e refogue as cebolas. Junte a linguiça calabresa e vá mexendo para dourar por igual. Acrescente o molho de tomate, 2 xícaras (chá) de água, abaixe o fogo, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos e reserve.

    - Monte a lasanha em um refratário grande e fundo. Divida o molho de abóbora, o molho de calabresa em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de muçarela em 2 partes.

    - Monte a lasanha da seguinte forma: molho de calabresa, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de abóbora, tiras de lasanha, molho de calabresa, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de abóbora e, finalmente, queijo parmesão.

    - Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) preaquecido por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.



    Rendimento: 15 porções

    Tempo de Preparo: 1h40min



    Bolo de Farofinha com Pêssego


    Ingredientes:



    Massa Farofinha

    ½ embalagem de Biscoito Leite Zabet (400g)

    100g de farinha de trigo

    1 xícara (chá) de açúcar

    1 ovo

    1 colher (sopa) de fermento em pó

    Raspas de 1 limão



    Recheio

    1 lata de leite condensado

    1 lata de creme de leite

    2 medidas da lata com leite

    2 gemas peneiradas diluídas em 1 xícara (chá) de leite junto com 2 colheres (sopa) de amido de milho

    2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

    1 lata de pêssego em calda picado



    Modo de Preparo:

    - Comece preparando a massa farofinha. Em uma tigela funda, junte todos os ingredientes e amasse delicadamente com as pontas dos dedos até formar uma farofa e reserve.

    - Prepare o recheio. Numa panela média, junte todos os ingredientes, menos o pêssego, leve ao fogo médio e deixe engrossar. Depois, reserve.

    - Unte uma forma média retangular com manteiga ou margarina polvilhada com farinha de trigo, acomode metade da massa farofinha, despeje o recheio e, por cima, espalhe o pêssego picado, cubra com o restante da massa farofinha, leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido e deixe assar por 50 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e sirva.



    Rendimento: 10 a 12 porções
    Veja mais »