Acontecendo...

    28/11/2018 -

    Barretos: Saúde realiza campanha Fique Sabendo

    No período de 1º a 7 de dezembro/18, a Secretaria Municipal de Saúde de Barretos, desenvolverá a Campanha "Fique Sabendo", com o objetivo de incentivar, ampliar, orientar, prevenir e diagnosticas doenças sexualmente transmissíveis, ofertando a população testes rápidos para detecção do vírus HIV/AIDS e Sífilis.

    Durante os dias de Campanha, os profissionais da Secretaria estarão presentes no Calçadão da Rua 20, esquina da Avenida 21, com o Trailer da Saúde, desenvolvendo ações de prevenção, distribuição de preservativos masculino e feminino, folders educativos, orientações quanto as doenças sexualmente transmissíveis e testagem rápida para HIV e sífilis, no sábado, 1º de dezembro, das 9h às 14h, e durante a semana, de segunda à sexta, das 9h as 17h.

    De acordo com Cecília Marques, coordenadora do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS, essa Campanha tem como objetivo maior ampliar o acesso da população, contribuindo para a diminuição da transmissão. “Assim que diagnosticado, o paciente será encaminhando para a rede de atenção especializada, contando com uma maior possibilidade de sucesso no tratamento, além de garantir os direitos humanos a saúde”, ressalta.

    Esses exames são gratuitos, sigilosos e estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município. "Todos os anos realizamos treinamentos para capacitar e aprimorar conhecimentos de nossos enfermeiros e farmacêuticos aptos para a realização das testagens" salienta o secretario de saúde, Alexander Stafy Franco. 
    A ação realizada pela Prefeitura de Barretos faz parte do Dezembro Vermelho, que tem como objetivo chamar atenção para as medidas preventivas dessas doenças. A escolha deste período é por causa do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado mundialmente no dia 1º de dezembro.
    Veja mais »