Acontecendo...

    17/10/2018 -

    Vienna Lager, um estilo de quase 200 anos

    Nascida em 1840, na Áustria, mais especificamente, em Viena, o estilo Viena Lager apresenta uma cerveja com corpo médio com uma leve intensidade. O estilo pode ser considerado uma lager âmber original, e foi desenvolvida por Anton Dreher.
    Este estilo cervejeiro chegou às Américas pelo México no final do século XIX. Com o passar dos anos, e a adição de adjuntos nas receitas, atualmente, os rótulos americanos apresentam características mais fortes, amargas e secas ao paladar; enquanto as versões europeias apresentam receitas um pouco mais adocicadas. Se você quiser experimentar uma receita com mais autenticidade de sabor, precisará optar por uma cervejaria mexicana.
    Os aromas da Viennas Lagers apresentam malte alemão, com um leve tostado. O lúpulo costuma ter um aroma muito suave, ou mesmo, não aparecer. O normal é que não possua aromas frutados. Sua aparência apresenta cores de avermelhado claro a cobre, brilhante co boa formação de espuma.
    Os sabores das receitas possuem boa complexidade de malte, e o amargor do lúpulo tem característica marcante, mas leve no retrogosto. Toques de malte torrado, podem apresentar sabores de torrado a caramelo, mas sempre com bom equilíbrio e suavidade. O final é seco, mas com boa drinkability.

    Sugestão de Viena Lager para degustação
    Cerveja: Black Princess Back To The Red
    Cervejaria: Petrópolis, Brasil
    Estilo: Vienna Lager
    ABV: 5,5%
    IBU: 18
    Temperatura de Serviço: 5-7ºC
    Copo Ideal: Pint ou Caldereta
    Avaliação: O rótulo possui uma série de maltes e lúpulos de amargor e aroma. Possui um toque de caramelo e torrado no paladar. A coloração é acobreada, límpida e translúcida. O corpo é leve e suave, seu retrogosto é marcante com um toque de leve amargor. Apesar de sua boa drinkiability, é uma cerveja para degustar em dias mais secos principalmente pela boa carbonatação.

    William Pirola
    Veja mais »