Acontecendo...

    26/09/2018 -

    O estilo Fruit Beer no universo das Cervejas

      Mais fotos »

    Como já foi comentado aqui no OPS, os ingredientes das cervejas podem variar de acordo com cada estilo e escola cervejeira, o básico é que cerveja possui em sua composição “água, malte e lúpulo”, mas algumas receitas brincam com os sabores, aromas e características. Como é o caso das Fruit Beer.
    A correta escolha de cada ingrediente da cerveja é fundamental para seu sucesso. Afinal de contas, ela precisa apresentar as características propostas pelo seu estilo. Um dos aditivos (ingredientes que estão fora dos três principais) está o açúcar, que é responsável por auxiliar na fermentação da bebida. O açúcar da receita pode ser administrado de diversas formas, bem como com o auxílio de frutas em sua receita. Portanto, cervejas que levam frutas em sua composição são caracterizadas como “Fruit Beer”, seja a fruta ou apenas o suco.
    É importante ressaltar que existe uma grande diferença entre dois estilos neste caso, as Fruit Beer e as Lambics, sendo que as Lambics podem ou não conter frutas em sua receita, mas são cervejas de fermentação espontâneas em tanques abertos, faturadas em barricas de madeira.
    As Fruit Beers podem conter diversas frutas em sua composição, como cereja, pêssego, framboesa, cramberry, amora, banana, dentre outras. O correto é especificar no rótulo qual a fruta utilizada em sua composição. O que importante é que o estilo possui uma alta refrescância e excelente drinkability, apesar de pouco popular no mercado brasileiro, são cervejas que combinam muito bem com nosso extenso e intenso verão.

    Confira duas sugestões de Fruit Beer para conhecer novos sabores cervejeiros

    Cerveja: Lemon Stone
    Cervejaria: Compañia Cervecerias Unidas
    Grupo: Heineken
    Álcool: 2,5% ABV
    Temperatura de serviço: 0 - 4oC
    Copo ideal: Lager (Chope)
    Origem: Santiago - Chile
    Comentário: Por se tratar de uma cerveja com pouco álcool, e presença de limão em sua receita, se torna uma cerveja muito refrescante. Seria ideal para os churrascos brasileiros, principalmente durante o verão. O aroma e o sabor do limão são bastante evidentes, é clara, e possui elevado drinkability, quase sem amargor de lúpulo.

    Cerveja: Wells Banana Bread Beer
    Cervejaria Eagle Brewery
    Álcool: 5,2% ABV
    IBU: 18
    Temperatura de serviço: 3 - 5oC
    Origem: Inglaterra
    Comentário: Aroma e sabor da bana fica bem evidente na cerveja. Possui um amargor presente, mas com a refrescância da fruta, portanto, cria um retrogosto tropical, mas marcante. Um pouco mais pesada, e com final seco. Harmoniza bem com doces como torta de banana ou mousse de abacaxi. E comidas agridoce, como moqueca de banana e peixe.


    William Pirola
    Veja mais »