Acontecendo...

    12/09/2018 -

    SescTV presta homenagem ao sambista Wilson Moreira

    O canal exibe o show Comunas do Samba: Passado de Glória e Wilson Moreira, hoje (12), às 20h, quinta-feira (13), às 19h; sexta-feira (14), às 18h; e sábado (15), às 19h

    Para lembrar o cantor e compositor, que morreu na última quinta-feira, aos 81 anos de idade, o SescTV exibe o show Comunas do Samba: Passado de Glória, que tem Wilson Moreira como convidado. O espetáculo traz repertório de compositores como Silas de Oliveira, Candeia, Zé Kéti, Wilson Batista, Germano Augusto, Mano Décio da Viola, Roberto Ribeiro, Joel Menezes, Walter Alfaiate e do próprio Wilson. Com direção para TV de Coi Belluzzo, a produção será exi bida nos dias 12/9, quarta-feira, às 20h; 13/9, quinta-feira, às 19h; 14/9, sexta-feira, às 18h; e 15/9, sábado, às 19h. (assista também em sesctv.org.br/aovivo),



    Nascido no Rio de Janeiro, Wilson Moreira começou a compor com 12 anos de idade e conta que não se sentia à vontade para se assumir como compositor em uma época em que mestres do samba estavam em evidência, como Jamelão, Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola, e cantores como Jorge Veiga, Nelson Gonçalves e Ângela Maria ocupavam as paradas musicais nas rádios.



    Foi na Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, da qual Wilson foi um dos fundadores, que o artista carioca se conscientizou do talento que tinha após mostrar uma de suas canções para Eurico Costa, presidente da ala dos compositores. “Ele falou: ‘Rapaz, que samba bonito. Faz as letras e canta aí no terreno’”, rememora. Assim Wilson o fez. “Todo mundo cantou. Eu falei: acho que sou compositor, olha como o pessoal canta o meu samba”. Depois disso, o músico só conheceu o sucesso, teve suas obras gravadas por grandes nomes da música brasileira, como Leny Andrade, Beth Carvalho, Clara Nunes, Elza Soares, Jorge Aragão, Alcione e Martinho da Vila.



    Wilson se envaidece por ter suas canções interpretadas também pelos jovens sambistas da comunidade Passado de Glória, que surgiu em 2007, na Zona Leste da capital paulista, com o objetivo de resgatar o samba de velha guarda. “Eles cantam música de compositores que eu conheci, que já se foram. Sambas gravados por grandes cantores de rádio, como Jamelão, Nelson Gonçalves, Gilberto Alves, Linda Batista”, fala e completa envaidecido: “Eles cantando e eu cantando com eles”.



    A apresentação dos jovens e do sambista pode ser conferida no show Comunas do Samba: Passado de Glória e Wilson Moreira, exibido pelo SescTV, no qual eles cantam juntos cinco composições feitas pelo homenageado: Mel e Mamão com Açúcar; Judia de Mim, em parceria com Zéca Pagodinho; Sonho de Valsa; Gotas de Veneno; e Senhora Liberdade, estas feitas junto com Nei Lopes. O espetáculo foi gravado no Sesc Pompeia, na capital paulista, em 2010.



    Sobre Comunas do Samba:

    A série mostra o samba genuinamente paulista com comunidades de samba. Cada programa destaca uma comunidade de samba na cidade de São Paulo e tem a participação de um cantor convidado. Intercalando as músicas, depoimentos contam as histórias de cada grupo.



    Sobre o SescTV:

    SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.


    Para sintonizar o SescTV:

    Canal 128, da Oi TV

    Ou consulte sua operadora
    Veja mais »