Acontecendo...

    10/09/2018 -

    Entrega das obras de revitalização da Praça do Japão celebra 110 anos de imigração

    Divulgação

      Mais fotos »

    Ao enumerar sete elementos simbólicos presentes na Praça do Japão, o presidente da Associação Atlética Barretense Kaikan, Luiz Umekita, demonstrou a importância daquele espaço para a cultura dos imigrantes japoneses. Não por acaso a entrega das obras de revitalização e novo paisagismo da praça, na quinta feira, 06 de setembro/18, marcando ainda os 110 anos da imigração japonesa, reuniu um grande número de descendentes e se transformou também numa celebração, com apresentações de música, dança e arte marcial.

    A Praça do Japão, localizada na altura da Avenida 11 com a Rua 34, na Região dos Lagos, foi reformada por equipes da Prefeitura através das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Obras e Ordem Pública. O espaço recebeu o plantio de grama, flores e 30 árvores, instalação de lixeiras, colocação de super-postes de iluminação e luminárias térreas, reparos nas guias e calçamento, pintura de solo, sinalização, saída de água e reforma ou implantação dos elementos presentes: o Torii (portal da felicidade), Tchashitsu (casinha), Hashii (ponte), Koshikake (banco de espera), Tsukubai (pedra), Miti (caminho) e Ikê (lago), além de um mastro com a bandeira do Japão.

    Vou lembrar dois elementos citados pelo seu Luiz Umekita. O Torii, onde inicia, o pórtico da felicidade. Que esse local seja de muita felicidade para todos que são da colônia japonesa e para cada barretense. E finalizando naquele círculo de fogo, como seu Luiz disse, que é a bandeira, o símbolo mais precioso. Que seja o círculo de fogo de luz, de alegria, de amizade e de muitos e muitos anos de trocas de experiências entre a comunidade japonesa e os brasileiros - disse o prefeito Guilherme Ávila, antecipando o projeto de ampliação do espaço que homenageia os imigrantes japoneses.

    Responsável por encaminhar para a Prefeitura a solicitação da colônia japonesa de reforma da praça, o vereador Paulo Corrêa destacou o empenho de Luiz Umekita pelo fortalecimento da Associação Atlética Barretense Kaikan, grande representante da comunidade de origem japonesa do município, e elogiou o empenho do prefeito Guilherme Ávila e dos secretários encarregados da revitalização.

    A cerimônia de entrega das obras também contou com a presença dos vereadores Paulo Roberto Rocha Santos, o Betim da Comunidade, Almir Neves, João Roberto dos Santos, o João Mulata, e Aparecido Cipriano, de secretários municipais e munícipes, principalmente imigrantes e descendentes de japoneses do município.

    Após as palavras das autoridades presente foi realizado o descerramento da placa alusiva à revitalização da praça. Depois, integrantes da Associação Atlética Barretense – Kaikan realizaram apresentações de Taiko, arte tradicional do Japão praticada com tambores, com mais de 2.500 anos de história, canto e de Hapkido, arte marcial oriental.
    Veja mais »